DESEMPENHO SISTEMA DE IRRIGAÇÃO FIXA EM MICROASPERSOR DE ALTA VAZÃO PARA CONDIÇÕES DO NORTE DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Jean Karlos Barros Galote, Robson Bonomo

Resumo


Advento das mudanças climáticas, a escassez hídrica torna-se fator de risco para agricultura, responsável pela retirada de 70% da água doce dos mananciais. A fim de minimizar os desperdícios, buscam-se sistemas de irrigação eficientes bem manejados. Uma forma de verifica a eficiência de um sistema de irrigação é por meio da avaliação da uniformidade de aplicação de água. O coeficiente de uniformidade de Christiansen (CUC) é uma ferramenta eficiente e bastante utilizada. A fim de avaliar o desempenho de um sistema de irrigação fixa em microaspersor de alta vazão, para as condições climáticas do norte do Espírito Santo, avaliou-se o CUC para o sistema de irrigação operando sobre as pressões de serviço de 155, 207, 258 e 310 kPa, em diferentes horários (04h00min, 12h00min, e 21h00min) no período de setembro de 2015 a julho de 2016, compreendendo a estações secas e chuvosas. O CUC variou de 77,4 a 93,5% em virtude do horário e pressão utilizada.


Palavras-chave


Manejo; Eficiência, Uniformidade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1368

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap, e-ISSN 2237-1753, é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 7 indexadores e 1 diretório:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.