ANÁLISE DO CONTEÚDO DE CREATINA NO MÚSCULO ESQUELÉTICO DE RATOS SUBMETIDOS A NATAÇÃO E/OU SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA, ATRAVÉS DA ESPECTROSCOPIA INFRAVERMELHA

Vanessa Rezende Leite, Patrícia Marcondes dos Santos, Gabriela do Carmo Silveira, Tayara Pereira Dias, Mituo Uehara, Kumiko Koibuchi Sakane, Rodrigo Lazaro Osório, Antônio Carlos Guimarães Prianti Júnior, Wellington Ribeiro

Resumo


Este estudo foi realizado através de experimentação animal, com duração de nove semanas, no qual os animais foram submetidos a treinamento físico aeróbico e/ou suplementação de creatina (Cr). Os animais foram divididos em oito grupos: um grupo controle sedentário, um grupo controle treinado, três grupos treinados suplementados com três doses diferentes de Cr e três grupos sedentários suplementados também com três doses diferentes de Cr. Foram analisados 40 espectros de amostras do músculo tibial anterior através de espectroscopia infravermelha. O cálculo da área relativa da banda de Cr no tecido mostrou que existe uma dosagem ótima na suplementação de creatina e que exercício favorece a presença de creatina no músculo.

Palavras-chave


espectroscopia infravermelha; suplementação de creatina; FT-IR; ratos; músculo esquelético.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revunivap.v17i30.7

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.