TRATAMENTO MATEMÁTICO DOS MODOS VIBRACIONAIS DA MOLÉCULA DE CLOROFÓRMIO

Maria Helena Rodrigues Mesquita, Adeslaine Negrini Reche, Patrícia Marcondes dos Santos, Yoshiyuki Hase, Mituo Uehara, Kumiko Koibuchi Sakane

Resumo


As frequências dos modos vibracionais da molécula de clorofórmio foram determinadas teoricamente. Os cálculos exigiram um conhecimento de forças interatômicas, comprimentos de ligação e seus ângulos a fim de obter a sua configuração. A molécula pertence ao grupo de ponto C3v com nove vibrações fundamentais. As coordenadas cartesianas, internas, e de simetria e o campo de força serviram de entrada para um pacote de programas NCT (Tratamento de Coordenadas Normais), para obter frequências vibracionais, distribuição de energia potencial (DEP) e constantes de força de ligação. As atribuições das bandas dos espectros infravermelhos foram feitas baseadas na distribuição de energia potencial calculada.


Palavras-chave


Espectroscopia no Infravermelho, análise de coordenadas normais, molécula de clorofórmio

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revunivap.v18i32.86

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.