A RENOVAÇÃO DE UMA TENDÊNCIA HISTÓRICA DE INTERVENÇÃO ESTATAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O ESTADO NEOPATRIMONIAL, FISCAL E AVALIADOR
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i36.263
Resumo
O trabalho apresenta uma breve análise histórica da política educacional brasileira, evidenciando seu caráter centralizador e sugerindo a renovação de uma tendência histórica de intervenção estatal na educação de característica neopatrimonial, fortemente marcada pelo seu aspecto fiscal e avaliador. Sugere, ainda, que esse processo tem influenciado a discussão sobre o Plano Nacional de Educação em tramitação no Poder Legislativo brasileiro.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-01-05
Como Citar
Aquino, L. C. A. de. (2015). A RENOVAÇÃO DE UMA TENDÊNCIA HISTÓRICA DE INTERVENÇÃO ESTATAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O ESTADO NEOPATRIMONIAL, FISCAL E AVALIADOR. Revista Univap, 20(36), 73–82. https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i36.263
Edição
Seção
Ciências Sociais Aplicadas
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i36.263Resumo
O trabalho apresenta uma breve análise histórica da política educacional brasileira, evidenciando seu caráter centralizador e sugerindo a renovação de uma tendência histórica de intervenção estatal na educação de característica neopatrimonial, fortemente marcada pelo seu aspecto fiscal e avaliador. Sugere, ainda, que esse processo tem influenciado a discussão sobre o Plano Nacional de Educação em tramitação no Poder Legislativo brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode