FRAÇÃO DE ÁGUA TRANSPIRÁVEL DO SOLO E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DO NÚMERO DE FOLHAS DO CAFEEIRO JEQUITIBÁ
Resumo
O déficit hídrico é o fator abiótico que mais limita a produtividade agrícola no mundo. Sabendo-se disto, objetivou-se neste experimento avaliar a influência do déficit hídrico pela metodologia da fração de água transpirável do solo (FATS), sob a variável de desenvolvimento número de folhas (NF) do cafeeiro conilon clonal. Foi instalado um experimento com a cultura do cafeeiro conilon (Coffea canephora) utilizando 3 clones da variedade Jequitibá Incaper ES 8122. Procedeu-se a condução do experimento em um esquema fatorial 3 x 2, sendo clones em 3 níveis e déficit hídrico em 2 níveis, em um delineamento inteiramente casualizado com 4 repetições. Os 2 níveis de déficit hídrico foram (T0 – irrigado durante todo o experimento, não sofrerá déficit hídrico; T1 – déficit hídrico induzido até as plantas atingirem 10% da transpiração relativa do tratamento T0). Verificou-se que os clones possuem necessidades hídricas diferentes e cada um respondeu de forma especifica de acordo com o decréscimo da FATS, resposta obtida através do comportamento da variável em estudo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1663
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Revista Univap
A Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.
- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP
- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL
O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap.
Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:
O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.