DEPOSIÇÃO DE CALDA EM CAFEEIRO CONILON APLICADA POR PULVERIZAÇÃO PNEUMÁTICA

Tatiana Fiorotti Rodrigues, Pablo Souto Oliveira, Edney Leandro da Vitória, Luciano Canal, Yago Soares Avancini, Carla da Penha Simon, Déborah Hoffmam Crause

Resumo


O Espírito Santo é destaque entre os estados brasileiros produtores de café conilon (Coffea canephora), com cerca de 80% da produção nacional. Com a finalidade de realizar tratamentos de cultivos de alta densidade foliar, a pulverização pneumática tem sido empregada nas culturas de café e citros. Objetivou-se neste trabalho, avaliar a deposição de calda na copa de cafeeiros da variedade conilon aplicada por pulverização pneumática. Foi utilizado um delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições, em um esquema de parcelas subdivididas sendo oito linhas de plantio de cafeeiro, dois lados e três terços das plantas. A área foliar foi obtida por um medidor de área foliar marca LI-COR, modelo LI-3100C, por leitura individual. Houve diferença significativa no desdobramento da interação “lado das plantas x terço das plantas” entre os terços em relação ao lado frontal da pulverização, com maior deposição no terço superior. Ocorreu maior deposição até a distância de 10,8 m; o lado frontal ao pulverizador houve maior deposição no terço médio e superior e o lado posterior a deposição foi semelhante nos três terços.


Palavras-chave


Aplicação de defensivos, uniformidade, conjunto trator pulverizador.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1073

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.