ATRAÇÃO E INSERÇÃO PROFISSIONAL DE BOLSISTAS EGRESSOS DO PIBID TAUBATÉ


Autores

  • Rafael Marques Gobbo Universidade de Taubaté
  • Neusa Banhara Ambrosetti Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.962

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar os efeitos do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), desenvolvido a partir do ano de 2011 por uma universidade no Estado de São Paulo, para a formação e a continuidade profissional de estudantes de licenciatura, na perspectiva de bolsistas que participaram do programa. Na abordagem metodológica para a realização desse estudo foram utilizadas seis entrevistas reflexivas com bolsistas de diferentes licenciaturas, participantes do PIBID entre os anos de 2012 a 2014 nessa instituição. Os resultados indicam que as vivências e experiências proporcionadas pelo programa contribuíram efetivamente para a atratividade da carreira docente e a inserção profissional do participante.

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Biografia do Autor

Rafael Marques Gobbo, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Geografia pela Universidade de Taubaté (2007). Mestrando em Educação pela Universidade de Taubaté (2015 - 2017). Atualmente é professor de educação básica II da rede estadual de Ensino do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Tem experiência na área de Geografia como professor de educação básica

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Publicado

2017-01-26

Como Citar

Gobbo, R. M., & Ambrosetti, N. B. (2017). ATRAÇÃO E INSERÇÃO PROFISSIONAL DE BOLSISTAS EGRESSOS DO PIBID TAUBATÉ. Revista Univap, 22(40), 418. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.962