AS INTERSEÇÕES ENTRE OS CONCEITOS DE MULTILETRAMENTOS E A EDUCOMUNICAÇÃO PERMEADOS PELA LINGUAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v29i62.4369Palabras clave:
Educomunicação, Multiletramentos, Dialogismo, Linguística AplicadaResumen
O presente artigo tem como tema as intersecções entre os multiletramentos e a educomunicação, mais especificamente em suas similaridades referentes à linguagem. O problema que motivou a pesquisa é o fato de que, mesmo esses conceitos advirem de diferentes áreas, como a Linguística, a Educação e a Comunicação, eles apresentam pontos em comum. A justificativa para a pesquisa se pauta na Linguística Aplicada, pois ela tem a característica interdisciplinar e assim abrange ambos os conceitos em suas aplicabilidades. O objetivo geral desta pesquisa é explicitar as convergências entre os multiletramentos e a educomunicação. A pesquisa é fundamentada pela abordagem sócio-histórica de linguagem de Bakhtin (1997, 2006), Volochínov, (2013), Citelli (2006) sobre o conceito de ecossistema comunicativo, Martín-Barbero, (2014) sobre as fronteiras do ambiente escolar e a interação dos sujeitos, Soares, (2011) sobre o conceito de educomunicação, Kalantzis et al. (2016), Lemke (2010), Street, (2006), Cazden et al. (1996) e Paulino & Cosson, (2009) referente aos multiletramentos
Descargas
Citas
Bakhtin, M. (1997). Estética da criação verbal. (3.ed.) Martins Fontes.
Bakhtin, M. (2006). Marxismo e Filosofia da Linguagem. Hucitec.
Carvalho, E. M. S. (2019). Linguística Aplicada, saber glocal e interdisciplinaridade. In: Fólio - Revista de Letras. Vitória da Conquista, 11(1), 429-445.
Cazden, C. Cope, B. , Fairclough, N. , Gee, J. , Kalantzis, M. , Kress, G. , Luke, A. , Luke, C., Michaels, S. & Nakata, M. (1996). A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard educational review, 66(1), 60-92.
Citelli, A. (2006). Palavras, meio de comunicação e educação. Cortez.
Kalantzis, M., Cope, B., Chan, E. & Dalley-Trim. (2016). Literacies. Cambridge University Press.
Kaplún. M. (2002). Una pedagogía de la comunicación (el comunicador popular). Editorial Caminos.
Lakatos, E. M. & Marconi, M. A. (1991). Fundamentos da Metodologia Científica (3.ed.) Atlas.
Lemke, J. (2010). Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguística Aplicada. 49 (2), 455-479. https://doi.org/10.1590/S0103-18132010000200009
Martín-Barbero, J. (2014). A Comunicação na Educação. Contexto.
Paulino, G. & Cosson, R. (2009) Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: R. Zilberman, & T. M. K. Rösing, (org.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. (pp. 61-79). Global.
Soares, I. de O. (2003). Alfabetização e Educomunicação: o papel dos meios de comunicação e informação na educação de jovens e adultos ao longo da vida. Universidade de São Paulo. Anais do III Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/89.pdf
Soares, I. de O. (2014). Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação. Comunicação & Educação, 19(2), 15-26. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i2p15-26
Soares, I. (2011). Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação; contribuições para a reforma do ensino médio. Paulinas.
Street, B. & Bagno, M. (2006). Perspectivas interculturais sobre o letramento. Filologia e Linguística Portuguesa. (8), pp. 466-488.
Volochínov, V. (2013). A construção da Enunciação e Outros ensaios. Pedro & João Editores.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Univap

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este trabajo está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y creen a partir de su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue el crédito correspondiente por la creación original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode