ENSINO DE PONTUAÇÃO EM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.682
Resumo
Esta pesquisa é um recorte de nossa tese que analisou as atividades didáticas relativas aos sinais de pontuação presentes nos volumes do 6º ao 9º ano de duas coleções: Português: uma proposta para o letramento e Português: linguagens, na qual nos restringimos a apresentar apenas essa última. Para alicerçar nossa investigação, a pesquisa teve como arcabouço teórico as contribuições da Análise Dialógica do Discurso (ADD), concebida a partir dos trabalhos de Bakhtin e o Círculo, elegendo relações dialógicas como conceito-chave. Da perspectiva organizacional, foram apresentados dois eixos: (i) apresentação do conceito-chave elencado; (ii) a descrição e análise das atividades didáticas sobre o ensino da pontuação na coleção elencada. Em nossas considerações, observamos a concentração do conteúdo em um único volume, o que pode implicar alguns aspectos negativos, como, a responsabilidade do professor daquela série em identificar e aprofundar possíveis lacunas que a coleção tenha deixado sobre a respeito dos sinais de pontuação.
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Publicado
2017-01-09
Como Citar
Silva, A. C. da. (2017). ENSINO DE PONTUAÇÃO EM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA. Revista Univap, 22(40), 255. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.682
Edição
Seção
Resumo - INIC
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.682Resumo
Esta pesquisa é um recorte de nossa tese que analisou as atividades didáticas relativas aos sinais de pontuação presentes nos volumes do 6º ao 9º ano de duas coleções: Português: uma proposta para o letramento e Português: linguagens, na qual nos restringimos a apresentar apenas essa última. Para alicerçar nossa investigação, a pesquisa teve como arcabouço teórico as contribuições da Análise Dialógica do Discurso (ADD), concebida a partir dos trabalhos de Bakhtin e o Círculo, elegendo relações dialógicas como conceito-chave. Da perspectiva organizacional, foram apresentados dois eixos: (i) apresentação do conceito-chave elencado; (ii) a descrição e análise das atividades didáticas sobre o ensino da pontuação na coleção elencada. Em nossas considerações, observamos a concentração do conteúdo em um único volume, o que pode implicar alguns aspectos negativos, como, a responsabilidade do professor daquela série em identificar e aprofundar possíveis lacunas que a coleção tenha deixado sobre a respeito dos sinais de pontuação.
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