ENSINO DE PONTUAÇÃO EM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA

Autores

  • Anderson Cristiano da Silva SEE - SP/ PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.682

Palavras-chave:

Sinais de pontuação, Livro didático de português, Análise dialógica do discurso

Resumo

Esta pesquisa é um recorte de nossa tese que analisou as atividades didáticas relativas aos sinais de pontuação presentes nos volumes do 6º ao 9º ano de duas coleções: Português: uma proposta para o letramento e Português: linguagens, na qual nos restringimos a apresentar apenas essa última. Para alicerçar nossa investigação, a pesquisa teve como arcabouço teórico as contribuições da Análise Dialógica do Discurso (ADD), concebida a partir dos trabalhos de Bakhtin e o Círculo, elegendo relações dialógicas como conceito-chave. Da perspectiva organizacional, foram apresentados dois eixos: (i) apresentação do conceito-chave elencado; (ii) a descrição e análise das atividades didáticas sobre o ensino da pontuação na coleção elencada. Em nossas considerações, observamos a concentração do conteúdo em um único volume, o que pode implicar alguns aspectos negativos, como, a responsabilidade do professor daquela série em identificar e aprofundar possíveis lacunas que a coleção tenha deixado sobre a respeito dos sinais de pontuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Cristiano da Silva, SEE - SP/ PUC-SP

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP). Mestre em Linguística Aplicada (UNITAU). Especialista em Língua Portuguesa: Gramática e Uso (UNITAU). Graduado em Letras - Português/ Inglês (UNIVAP).

Downloads

Publicado

2017-01-09

Como Citar

Silva, A. C. da. (2017). ENSINO DE PONTUAÇÃO EM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA. Revista Univap, 22(40), 255. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.682