A POLÊMICA ABERTA DE O BOTICÁRIO: ANÁLISE BAKHTINIANA DE UM COMERCIAL PARA O DIA DOS NAMORADOS

Autores

  • Anderson Cristiano da Silva SEE - SP/ PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.685

Palavras-chave:

Comercial, Polêmica aberta, Análise dialógica do discurso.

Resumo

Este trabalho analisa um comercial veiculado na televisão aberta referente a uma campanha para o dia dos namorados 2015, da empresa O Boticário. Justifica-se a pertinência da investigação pelas opiniões antagônicas que as imagens despertaram nos espectadores, uma vez que trouxe em sua narrativa uma noção de casal mais ampla, abarcando o público homossexual, o que despertou uma polêmica nas redes sociais e em outras mídias, gerando um debate a respeito da temática. Como aporte teórico, recorremos aos trabalhos desenvolvidos por Bakhtin e o Círculo, no qual elencamos o enunciado concreto como conceito-chave em nossas análises. Em nossas considerações, desconstruindo as caricaturas e estereótipos que geralmente são mostradas na mídia em tom de deboche e comédia, a empresa de cosmético optou por tratar o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo de maneira sutil, mostrando o cotidiano comum de diferentes composições de casais.

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Biografia do Autor

Anderson Cristiano da Silva, SEE - SP/ PUC-SP

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP). Mestre em Linguística Aplicada (UNITAU). Especialista em Língua Portuguesa: Gramática e Uso (UNITAU). Graduado em Letras - Português/ Inglês (UNIVAP).

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Publicado

2017-01-09

Como Citar

Silva, A. C. da. (2017). A POLÊMICA ABERTA DE O BOTICÁRIO: ANÁLISE BAKHTINIANA DE UM COMERCIAL PARA O DIA DOS NAMORADOS. Revista Univap, 22(40), 258. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.685