COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E HUMANIZAÇÃO EM REDES DIGITAIS: ANÁLISE DE CONTEÚDO DA NUBANK NO INSTAGRAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2618

Palavras-chave:

Comunicação, redes digitais, humanização, Nubank, análise de conteúdo.

Resumo

As redes sociais digitais redinamizam e ressignificam o modo como as organizações interagem com os seus públicos. Esta emergente realidade ratifica a necessidade da gestão da comunicação por meio de políticas e estratégias de humanização tanto em ambientes off-line quanto em ambientes on-line. Baseados na análise de conteúdo, analisamos postagens, interatividade e linguagem na conexão entre a startup Nubank e seus seguidores no Instagram. Inferimos que a empresa busca atender solicitações, tirar dúvidas, responder às objeções e acolher as sugestões calcada em um contato humanizado que pode gerar credibilidade, respeito, confiabilidade e afeição por parte dos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Pereira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pós-Doutor em Comunicação.

Docente permanente do Mestrado Interdisciplinar em “Linguagens, Mídia e Arte” e do curso de Relações Públicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP).

Nayara Santiago Resende, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Tomás Vieira Cunha, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduado em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Portugal: Edições 70, 2011.

BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha et al. Estendendo as práticas de Relações Públicas sob a perspectiva teórica da ecologia das mídias. In: RUBLESCKI, Anelise; BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha (Orgs.). Ecologia da Mídia. Santa Maria: FACOS, 2013, p.129-154.

CARVALHO, Luciana Menezes; BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha. Legitimação das organizações no ecossistema digital. In: RUBLESCKI, Anelise; BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha (Orgs.). Ecologia da Mídia. Santa Maria: FACOS, 2013. p. 61-77.

DI FELICE, Massimo. Net-ativismo: da ação social para o ato conectivo. São Paulo: Paulus, 2017.

FONSECA JÚNIOR, Wilson Corrêa da. Análise de conteúdo. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (Orgs.). Métodos e Técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005, p. 280-304.

GONÇALVES, Elizabeth Moraes; SILVA, Marcelo da. A amplitude do diálogo nas redes sociais digitais: sentidos em construção. In: GOULART, Elias E. (Org.). Mídias sociais: uma contribuição de análise. Porto Alegre: EDIPURCS, 2014, p. 85-105.

KRIPPENDORFF, Klaus. Metodología de análisis de contenido. Barcelona: Paidós, 1990.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: Do Tradicional ao Digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

LIPOVETSKY, Gilles; CHARLES, Sébastien. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.

MENDES, Flávia Cristina Martins; YANAZE, Mitsuru Higuchi. Marketing e Relações Públicas: Promovendo Diálogo públicos nas redes sociais. Organicom, São Paulo, v. 15, n. 29, p. 21-29, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/155286/153062 Acesso em: 20 nov. 2020.

NUBANK. Dia 29 é o Dia Internacional do Gamer. São Paulo, 26 ago. 2020a. Instagram: Nubank @nubank. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CEWvFawASwk/> Acesso em: 20 nov. 2020.

NUBANK. Pix para lá, Pix para cá, e a gente aqui respondendo todas as suas dúvidas. Se quiser saber mais, é só entrar no link da bio. São Paulo, 26 ago. 2020b. Instagram: Nubank @nubank. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CEZOSPegKLt/. Acesso em: 20 nov. 2020.

NUBANK. O visual da aba de cartão de crédito mudou! Em outras palavras [...]. São Paulo, 28 ago. 2020c. Instagram: Nubank @nubank. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CEb-xl0ghR5/. Acesso em: 20 nov. 2020.

NUBANK. A vida financeira é como uma montanha russa, cheia de emoções: a cada boleto a conta desce e a cada TED [...]. São Paulo, 31 ago. 2020d. Instagram: Nubank @nubank. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CEjmVQggph8/. Acesso em: 20 nov. 2020.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2014.

SANTAELLA, Lúcia. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010.

SANTAHELENA, Raul. Truthtelling: por marcas mais humanas, autênticas e verdadeiras. Curitiba: Voo, 2018.

SCOLARI, Carlos A. Ecología de los Medios. Mapa de un nicho teórico. Quaderns del CAC, v. 13, n. 1, p.17-26, Jun. 2010.

SOUZA, Vanessa Delfino. Marketing de relacionamento para fidelizar clientes: Uma análise da startup Nubank. 2018. 34 f. Artigo de conclusão de Curso (Publicidade e Propaganda) Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, Santa Catarina, 2018. Disponível em: https://www.riuni.unisul.br/handle/12345/6860.

Downloads

Publicado

2021-10-26

Como Citar

Pereira da Silva, M., Santiago Resende, N., & Vieira Cunha, T. (2021). COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E HUMANIZAÇÃO EM REDES DIGITAIS: ANÁLISE DE CONTEÚDO DA NUBANK NO INSTAGRAM. Revista Univap, 27(54). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2618

Edição

Seção

Artigos da edição especial "Comunicação Social - Várias plataformas e múltiplas vozes: do offline ao online""