COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E HUMANIZAÇÃO EM REDES DIGITAIS: ANÁLISE DE CONTEÚDO DA NUBANK NO INSTAGRAM
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2618
Resumo
As redes sociais digitais redinamizam e ressignificam o modo como as organizações interagem com os seus públicos. Esta emergente realidade ratifica a necessidade da gestão da comunicação por meio de políticas e estratégias de humanização tanto em ambientes off-line quanto em ambientes on-line. Baseados na análise de conteúdo, analisamos postagens, interatividade e linguagem na conexão entre a startup Nubank e seus seguidores no Instagram. Inferimos que a empresa busca atender solicitações, tirar dúvidas, responder às objeções e acolher as sugestões calcada em um contato humanizado que pode gerar credibilidade, respeito, confiabilidade e afeição por parte dos usuários.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Portugal: Edições 70, 2011.
BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha et al. Estendendo as práticas de Relações Públicas sob a perspectiva teórica da ecologia das mídias. In: RUBLESCKI, Anelise; BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha (Orgs.). Ecologia da Mídia. Santa Maria: FACOS, 2013, p.129-154.
CARVALHO, Luciana Menezes; BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha. Legitimação das organizações no ecossistema digital. In: RUBLESCKI, Anelise; BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha (Orgs.). Ecologia da Mídia. Santa Maria: FACOS, 2013. p. 61-77.
DI FELICE, Massimo. Net-ativismo: da ação social para o ato conectivo. São Paulo: Paulus, 2017.
FONSECA JÚNIOR, Wilson Corrêa da. Análise de conteúdo. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (Orgs.). Métodos e Técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005, p. 280-304.
GONÇALVES, Elizabeth Moraes; SILVA, Marcelo da. A amplitude do diálogo nas redes sociais digitais: sentidos em construção. In: GOULART, Elias E. (Org.). Mídias sociais: uma contribuição de análise. Porto Alegre: EDIPURCS, 2014, p. 85-105.
KRIPPENDORFF, Klaus. Metodología de análisis de contenido. Barcelona: Paidós, 1990.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: Do Tradicional ao Digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
LIPOVETSKY, Gilles; CHARLES, Sébastien. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.
MENDES, Flávia Cristina Martins; YANAZE, Mitsuru Higuchi. Marketing e Relações Públicas: Promovendo Diálogo públicos nas redes sociais. Organicom, São Paulo, v. 15, n. 29, p. 21-29, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/155286/153062 Acesso em: 20 nov. 2020.
NUBANK. Dia 29 é o Dia Internacional do Gamer. São Paulo, 26 ago. 2020a. Instagram: Nubank @nubank. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CEWvFawASwk/> Acesso em: 20 nov. 2020.
NUBANK. Pix para lá, Pix para cá, e a gente aqui respondendo todas as suas dúvidas. Se quiser saber mais, é só entrar no link da bio. São Paulo, 26 ago. 2020b. Instagram: Nubank @nubank. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CEZOSPegKLt/. Acesso em: 20 nov. 2020.
NUBANK. O visual da aba de cartão de crédito mudou! Em outras palavras [...]. São Paulo, 28 ago. 2020c. Instagram: Nubank @nubank. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CEb-xl0ghR5/. Acesso em: 20 nov. 2020.
NUBANK. A vida financeira é como uma montanha russa, cheia de emoções: a cada boleto a conta desce e a cada TED [...]. São Paulo, 31 ago. 2020d. Instagram: Nubank @nubank. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CEjmVQggph8/. Acesso em: 20 nov. 2020.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2014.
SANTAELLA, Lúcia. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010.
SANTAHELENA, Raul. Truthtelling: por marcas mais humanas, autênticas e verdadeiras. Curitiba: Voo, 2018.
SCOLARI, Carlos A. Ecología de los Medios. Mapa de un nicho teórico. Quaderns del CAC, v. 13, n. 1, p.17-26, Jun. 2010.
SOUZA, Vanessa Delfino. Marketing de relacionamento para fidelizar clientes: Uma análise da startup Nubank. 2018. 34 f. Artigo de conclusão de Curso (Publicidade e Propaganda) Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, Santa Catarina, 2018. Disponível em: https://www.riuni.unisul.br/handle/12345/6860.
Downloads
Publicado
2021-10-26
Como Citar
Pereira da Silva, M., Santiago Resende, N., & Vieira Cunha, T. (2021). COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E HUMANIZAÇÃO EM REDES DIGITAIS: ANÁLISE DE CONTEÚDO DA NUBANK NO INSTAGRAM. Revista Univap, 27(54). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2618
Edição
Seção
Artigos da edição especial "Comunicação Social - Várias plataformas e múltiplas vozes: do offline ao online""
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2618Resumo
As redes sociais digitais redinamizam e ressignificam o modo como as organizações interagem com os seus públicos. Esta emergente realidade ratifica a necessidade da gestão da comunicação por meio de políticas e estratégias de humanização tanto em ambientes off-line quanto em ambientes on-line. Baseados na análise de conteúdo, analisamos postagens, interatividade e linguagem na conexão entre a startup Nubank e seus seguidores no Instagram. Inferimos que a empresa busca atender solicitações, tirar dúvidas, responder às objeções e acolher as sugestões calcada em um contato humanizado que pode gerar credibilidade, respeito, confiabilidade e afeição por parte dos usuários.Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Portugal: Edições 70, 2011.
BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha et al. Estendendo as práticas de Relações Públicas sob a perspectiva teórica da ecologia das mídias. In: RUBLESCKI, Anelise; BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha (Orgs.). Ecologia da Mídia. Santa Maria: FACOS, 2013, p.129-154.
CARVALHO, Luciana Menezes; BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha. Legitimação das organizações no ecossistema digital. In: RUBLESCKI, Anelise; BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha (Orgs.). Ecologia da Mídia. Santa Maria: FACOS, 2013. p. 61-77.
DI FELICE, Massimo. Net-ativismo: da ação social para o ato conectivo. São Paulo: Paulus, 2017.
FONSECA JÚNIOR, Wilson Corrêa da. Análise de conteúdo. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (Orgs.). Métodos e Técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005, p. 280-304.
GONÇALVES, Elizabeth Moraes; SILVA, Marcelo da. A amplitude do diálogo nas redes sociais digitais: sentidos em construção. In: GOULART, Elias E. (Org.). Mídias sociais: uma contribuição de análise. Porto Alegre: EDIPURCS, 2014, p. 85-105.
KRIPPENDORFF, Klaus. Metodología de análisis de contenido. Barcelona: Paidós, 1990.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: Do Tradicional ao Digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
LIPOVETSKY, Gilles; CHARLES, Sébastien. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.
MENDES, Flávia Cristina Martins; YANAZE, Mitsuru Higuchi. Marketing e Relações Públicas: Promovendo Diálogo públicos nas redes sociais. Organicom, São Paulo, v. 15, n. 29, p. 21-29, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/155286/153062 Acesso em: 20 nov. 2020.
NUBANK. Dia 29 é o Dia Internacional do Gamer. São Paulo, 26 ago. 2020a. Instagram: Nubank @nubank. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CEWvFawASwk/> Acesso em: 20 nov. 2020.
NUBANK. Pix para lá, Pix para cá, e a gente aqui respondendo todas as suas dúvidas. Se quiser saber mais, é só entrar no link da bio. São Paulo, 26 ago. 2020b. Instagram: Nubank @nubank. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CEZOSPegKLt/. Acesso em: 20 nov. 2020.
NUBANK. O visual da aba de cartão de crédito mudou! Em outras palavras [...]. São Paulo, 28 ago. 2020c. Instagram: Nubank @nubank. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CEb-xl0ghR5/. Acesso em: 20 nov. 2020.
NUBANK. A vida financeira é como uma montanha russa, cheia de emoções: a cada boleto a conta desce e a cada TED [...]. São Paulo, 31 ago. 2020d. Instagram: Nubank @nubank. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CEjmVQggph8/. Acesso em: 20 nov. 2020.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2014.
SANTAELLA, Lúcia. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010.
SANTAHELENA, Raul. Truthtelling: por marcas mais humanas, autênticas e verdadeiras. Curitiba: Voo, 2018.
SCOLARI, Carlos A. Ecología de los Medios. Mapa de un nicho teórico. Quaderns del CAC, v. 13, n. 1, p.17-26, Jun. 2010.
SOUZA, Vanessa Delfino. Marketing de relacionamento para fidelizar clientes: Uma análise da startup Nubank. 2018. 34 f. Artigo de conclusão de Curso (Publicidade e Propaganda) Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, Santa Catarina, 2018. Disponível em: https://www.riuni.unisul.br/handle/12345/6860.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode