JORNALISMO E INSTAGRAM: AS PRÁTICAS DE CONSUMO DE NOTÍCIAS DO PÚBLICO JOVEM GAÚCHO NO INSTAGRAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2615

Palavras-chave:

Jornalismo, redes sociais, consumo de notícias.

Resumo

Esse artigo buscou analisar as práticas de consumo de notícias no Instagram, a partir do consumo do público jovem da região metropolitana do Rio Grande do Sul. Para isso, foram estudados conceitos como a convergência midiática, a comunicação nas plataformas de redes sociais e a comunicação móvel. A pesquisa quantitativa foi realizada por meio de um questionário on-line respondido por 115 usuários do Instagram. A análise dos dados coletados foi organizada em gráficos para compreender as informações sociais e comportamentais, bem como estruturar os resultados e entender suas dimensões no universo estudado. Os resultados permitiram concluir que o Instagram é majoritariamente preferido pelo público jovem, que busca velocidade e diversidade de assuntos no momento em que buscam se informar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Amalia Dalpizol Valiati, Universidade Feevale

Doutora em Comunicação e Informação (UFRGS). Professora e pesquisadora da Universidade Feevale.

Gabriel Costa Silveira, Universidade Feevale

Graduado em Jornalismo na Universidade Feevale

Letícia Prior Breda, Universidade Feevale

Bolsista de Iniciação Científica na Universidade Feevale

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Trad. Plínio Dentzien. 2a. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. As redes sociais são uma armadilha. [Entrevista cedida a] Ricardo de Querol. El País, Espanha, 08 jan. 2016. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2015/12/30/cultura/1451504427_675885.html. Acesso em: 01 jan. 2020.

CARR, Nicholas. The Shallows: What the internet is doing to our brains. New York: W.W. Norton & Company, 2010.

D'ANDRÉA, Carlos Frederico de Brito. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. 1. ed. Salvador, BA: Edufba, 2020. (Coleção cibercultura). Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32043. Acesso em 12 nov. 2020.

DIGITAL NEWS REPORT 2018. Oxford: Reuters Institute; University of Oxford; 2018. Disponível em: http://media.digitalnewsreport.org/wp-content/uploads/2018/06/digital-news-report-2018.pdf. Acesso em: 1 jan. 2020.

FELIX, Carla Baiense; MENDES, Larissa de Morais Ribeiro; e FONTES, Helen Pinto de Britto. Juventude e consumo de notícias: comportamento geracional e hábitos culturais. Novos Olhares, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 22-32, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/131880.

GREGOLIN, Maíra Valencise. Instagram e o Fotojornalismo: Deslocando Fronteiras. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, São Paulo, v. 14, n. 27, p. 282-296, 2017. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1036. Acesso em: 01 jan. 2020.

JENKINS; Henry; FORD; Sam; GREEN, Joshua. Introduction to Spreadable Media. In: JENKINS, H; FORD, S; GREEN, J. Spreadable Media: Creating Value and Meaning in a Networked Culture. New York: New York University Press, 2013. Disponível em: http://the-eye.eu/public/concen.org/Nonfiction.Ebooks.JOURNALISM.Pack.Mar.2015-PHC/0814743501.NYU%20Press.Spreadable%20Media_%20Creating%20Value%20and%20Meaning%20in%20a%20Networked%20Culture.Jenkins%2C%20Henry.Ford%2C%20Sam.Green%2C%20Joshua.Jan%2C2013.pdf. Acesso em: 01 jan. 2020.

KIKUTI, Andressa. Ressaca da internet e o jornalismo sobre tecnologia no Brasil. 2018. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/impasses-na-imprensa/ressaca-da-internet-e-o-jornalismo-sobre-tecnologia-no-brasil/. Acesso em: Acesso em: 01 jan. 2020.

MACHADO, Débora Franco. Mediações Algorítmicas: o poder de modulação dos algoritmos do Facebook. § Parágrafo, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 43-55, jan./abr. 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/703. Acesso em 15 out. 2021.

MACHADO, Elias; PALACIOS, Marcos. Um modelo híbrido de pesquisa: a metodologia aplicada pelo GJOL. In: LAGO, C.; BENETTI, M. (Orgs.). Metodologia de pesquisa em jornalismo, Petrópolis: Vozes, 2007. p. 199-222. Disponível em: https://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2007_palacios%20_elias_metodologia_GJOL.pdf. Acesso em: 1 jan. 2020.

KNIGHT FOUNDATION. News Goes Mobile: How People Use Smartphones to Access Information. Medium, 11 May 2016. Disponível em: https://medium.com/mobile-first-news-how-people-use-smartphones-to/news-goes-mobile-how-people-use-smartphones-to-access-information-53ccb850d80a. Acesso em 19 dez. 2020.

PAVLIK, John V. Ubiquidade: o 7° princípio do jornalismo na era digital. In: CANAVILHAS, João (org.). Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença, Covilhã: UBI, LabCom, Livros LabCom, 2014. p. 159-184. Disponível em: http://www.labcom-ifp.ubi.pt/ficheiros/20141204-201404_webjornalismo_jcanavilhas.pdf. Acesso em: 01 jan. 2020.

SOUSA, Maíra Evangelista de. A dinâmica da notícia nas redes sociais na internet: a forma de apresentação das postagens no Twitter e no Facebook. Revista Fronteiras – estudos midiáticos, São Leopoldo, v. 17, n. 2, p. 199-212, 2015. DOI: https://doi.org/10.4013/fem.2015.172.07

SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo: Introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Porto: [S.n.], 2004. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorge-pedrofotojornalismo.pdf Acesso em: 01 jan. 2020.

VALIATI, Vanessa Amália Dalpizol. “Você ainda está assistindo?”: O consumo audiovisual sob demanda em plataformas digitais e a articulação das práticas relacionadas à Netflix na rotina dos usuários. 2018. Tese (doutorado em Comunicação e Informação) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/174831. Acesso em: 01 jan. 2020.

VAN DAMME, Kristin et al. What’s APPening to news? A mixed-method audience centred study on mobile news consumption. Mobile Media & Communication, Bélgica v. 3, n. 2, p. 196-213, 2015. DOI: 10.1177/2050157914557691.

WILLENS, Max. Why ‘news for millennials’ media plays never panned out. Digiday, New York, NY, 3 Dec. 2018. Disponível em: https://digiday.com/media/mic-news-millennials-media-plays. Acesso em: 01 jan. 2020.

ZAGO, Gabriela da Silva; SILVA, Ana Migowski da; Consumo de Informações em Sites de Redes Sociais: Jornalismo, Redes Sociais e Economia da Atenção no Twitter. In SIMPÓSIO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM CIBERCULTURA - ABCiber, 7., 2013. Curitiba. Anais [...]. Curitiba: UTP, 2013. Disponível em: http://www.abciber.org.br/simposio2013/anais/pdf/Eixo_2_Jornalismo_Midia_Livre_e_Arquitetura_da_Informacao/25925arq01065966083.pdf. Acesso em: 01 jan. 2020.

ZAGO, Gabriela da Silva. Circulação jornalística potencializada: o Twitter como espaço para filtro e comentário de notícias por interagentes. C&S, São Bernardo do Campo, v. 34, n. 1, p. 249-271, 2012. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/viewFile/2619/3142. Acesso em: 01 jan. 2020.

Downloads

Publicado

2021-10-26

Como Citar

Amalia Dalpizol Valiati, V., Costa Silveira, G., & Prior Breda, L. (2021). JORNALISMO E INSTAGRAM: AS PRÁTICAS DE CONSUMO DE NOTÍCIAS DO PÚBLICO JOVEM GAÚCHO NO INSTAGRAM. Revista Univap, 27(54). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2615

Edição

Seção

Artigos da edição especial "Comunicação Social - Várias plataformas e múltiplas vozes: do offline ao online""