CIDADES AMAZÔNICAS E URBANIZAÇÃO: ATUAÇÃO DOS AGENTES SOCIAIS SOBRE O MUNICÍPIO DE CASTANHAL (PA)

Autores

  • CAMILY MESQUITA RODRIGUES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - GRADUAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ELABORAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS- UNAMA.
  • MARÍLIA DE OLIVIEIRA VIEIRA FACULDADE IDEAL DEVRY

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v23i43.428

Palavras-chave:

Castanhal, urbanização, agentes sociais.

Resumo

O presente trabalho discutirá a atuação dos agentes sociais sobre o espaço urbano do município de Castanhal, considerando os aspectos históricos de colonização da Bragantina, além dos dados econômicos e sociais do município, entre outros, que contribuíram para a dinâmica atual. Logo, o objetivo é refletir sobre a atuação dos agentes sociais no município de Castanhal-Pará. A pesquisa constitui-se em revisão bibliográfica sobre a discussão dos principais autores como: Corrêa (1993), Alves (2012) e Castro (2009). Assim, foram consultados os indicadores do Atlas Brasil (2010), Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), entre outros. Portanto, os diferentes agentes e suas ações conflitam cotidianamente sobre o espaço urbano da cidade de Castanhal, acirrando as desigualdades sociais e a exclusão da demanda não solvável para áreas com falta de infraestrutura e acesso aos equipamentos públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CAMILY MESQUITA RODRIGUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - GRADUAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ELABORAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS- UNAMA.

Assistente Social, formada pela Universidade Federal do Pará - UFPA e Pós Graduando em Elaboração, monitoramento e avaliação de projetos sociais pela Universidade da Amazônia-UNAMA.

MARÍLIA DE OLIVIEIRA VIEIRA, FACULDADE IDEAL DEVRY

Engenheira Civil, formada pela Faculdade Ideal- FACI Devry.

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

RODRIGUES, C. M., & VIEIRA, M. D. O. (2017). CIDADES AMAZÔNICAS E URBANIZAÇÃO: ATUAÇÃO DOS AGENTES SOCIAIS SOBRE O MUNICÍPIO DE CASTANHAL (PA). Revista Univap, 23(43), 63–72. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v23i43.428

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas