PROPAGANDA TRANSMIDIÁTICA: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO MECANISMO DE COMUNICAÇÃO EM REDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2616

Palavras-chave:

Enunciado, dialogismo, propaganda, pós-modernidade, trasmídia.

Resumo

Este artigo tem como tema a análise dialógica do discurso da campanha transmidiática do gênero propaganda da série televisiva Lincoln Rhyme na esfera da pós-modernidade. A série é derivada do livro “O Colecionador de Ossos”, de Jeffery Deaver, traduzido por Ruy Jungmann, lançado em 1997 e adaptado para o cinema em 2000. O problema que motivou a pesquisa é a relação da receptividade e interatividade do sujeito pós-moderno a não se limitar em apenas uma plataforma midiática. Tem-se, com isso, a justificativa da relação do comportamento do sujeito em relação à sociedade de consumo e sua influência na corrente dialógica da Cultura Digital, compreendida por Santaella (2003). Para que a Análise Dialógica do Discurso seja concluída, conceitua-se o conteúdo publicitário como um enunciado capaz de interagir e gerar inferências e enunciados-resposta na arena dialógica de seu meio, com base nas teorias dialógicas compreendidas pelo Círculo de Bakhtin. Como metodologia para a realização deste trabalho, tem-se a pesquisa bibliográfica, de maneira a fundamentar a abordagem do artigo frente às teorias da comunicação e da linguagem. Como resultados da pesquisa desenvolvida, conclui-se que a interação social do sujeito na esfera pós-moderna não se limita a um único modo de expressão e que, com a segmentação das narrativas nas plataformas digitais, é possível obter maior receptividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yan Tavares Bertone, Universidade de Taubaté

Jornalista, mestrando em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté.

Monique Nascimento Baraúna, Universidade do Vale do Paraíba

Jornalista, Mestre em Linguística Aplicada pela Unitau e Coordenadora do Curso de Comunicação Social Rádio e TV da Univap

Referências

AMORIM, M. Cronotopo e Exotopia. In: BRAIT, B. (org.) Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.

AXN BRASIL. Lincoln Rhyme Experience. [S.l]: AXN Latin America, 2020. Disponível em: https://mitogames.com.br/lrxp/selecao-de-capitulo/. Acesso em: 1 mar. 2021.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Tradução de Maria E. G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

CITELLI, A. Palavras, meios de comunicação e educação. São Paulo: Cortez, 2006.

CUNHA, R. C. Estudos Dialógicos do Discurso e Práticas de Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa: A Proposta Direito de Aprender em Sala de Aula. In. CONGRESO INTERNACIONAL ASOCIACIÓN DE LINGÜÍSTICA Y FILOLOGÍA DE AMÉRICA LATINA, 17., 2014, João Pessoa. Anais […].J oão Pessoa: ALFAL, 2014. Disponível em: http://www.mundoalfal.org/CDAnaisXVII/trabalhos/R1212-1.pdf. . Acesso em: 1 mar. 2021.

EUTENEUER, J. Toward a Ludic Literacy: Procedure, Imageword, and Metaphor in Digital Games. 2017. Disponível em: https://www.videogameartgallery.com/vga-reader-articles/toward-a-ludic-literacy-procedure-imageword-and-metaphor-in-digital-games. Acesso em: 1 mar. 2021.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 1997.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 2000.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2006.

KALANTZIS, M. et al. Literacies. Sidney: Cambridge University Press, 2016.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, Marina de A. Fundamentos da Metodologia Científica. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1991.

LOPES-ROSSI, M. A. G. O desenvolvimento de habilidades de leitura e de produção de textos a partir de gêneros discursivos. In: LOPES-ROSSI, Maria A. G. (Org.). Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. Taubaté: Cabral, 2002. p. 19-40.

MOURA, E.; ROJO, R. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.

REZ, R. Marketing de Conteúdo: a moeda do século XXI. São Paulo: DVS Editora, 2016.

SALEN, K.; ZIMMERMAN, E. Rules of Play: Game Design Fundamentals. Cambridge: MIT Press, 2004.

SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

VOLOCHÍNOV, V. A construção da Enunciação e Outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

Downloads

Publicado

2021-10-26

Como Citar

Bertone, Y. T., & Baraúna, M. N. (2021). PROPAGANDA TRANSMIDIÁTICA: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO MECANISMO DE COMUNICAÇÃO EM REDE. Revista Univap, 27(54). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2616

Edição

Seção

Artigos da edição especial "Comunicação Social - Várias plataformas e múltiplas vozes: do offline ao online""