PROPAGANDA TRANSMIDIÁTICA: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO MECANISMO DE COMUNICAÇÃO EM REDE


Authors

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2616

Abstract

Este artigo tem como tema a análise dialógica do discurso da campanha transmidiática do gênero propaganda da série televisiva Lincoln Rhyme na esfera da pós-modernidade. A série é derivada do livro “O Colecionador de Ossos”, de Jeffery Deaver, traduzido por Ruy Jungmann, lançado em 1997 e adaptado para o cinema em 2000. O problema que motivou a pesquisa é a relação da receptividade e interatividade do sujeito pós-moderno a não se limitar em apenas uma plataforma midiática. Tem-se, com isso, a justificativa da relação do comportamento do sujeito em relação à sociedade de consumo e sua influência na corrente dialógica da Cultura Digital, compreendida por Santaella (2003). Para que a Análise Dialógica do Discurso seja concluída, conceitua-se o conteúdo publicitário como um enunciado capaz de interagir e gerar inferências e enunciados-resposta na arena dialógica de seu meio, com base nas teorias dialógicas compreendidas pelo Círculo de Bakhtin. Como metodologia para a realização deste trabalho, tem-se a pesquisa bibliográfica, de maneira a fundamentar a abordagem do artigo frente às teorias da comunicação e da linguagem. Como resultados da pesquisa desenvolvida, conclui-se que a interação social do sujeito na esfera pós-moderna não se limita a um único modo de expressão e que, com a segmentação das narrativas nas plataformas digitais, é possível obter maior receptividade.

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Author Biographies

Yan Tavares Bertone, Universidade de Taubaté

Jornalista, mestrando em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté.

Monique Nascimento Baraúna, Universidade do Vale do Paraíba

Jornalista, Mestre em Linguística Aplicada pela Unitau e Coordenadora do Curso de Comunicação Social Rádio e TV da Univap

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Published

2021-10-26

How to Cite

Bertone, Y. T., & Baraúna, M. N. (2021). PROPAGANDA TRANSMIDIÁTICA: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO MECANISMO DE COMUNICAÇÃO EM REDE. Revista Univap, 27(54). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2616

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Section

Artigos da edição especial "Comunicação Social - Várias plataformas e múltiplas vozes: do offline ao online""