AS INTERSEÇÕES ENTRE OS CONCEITOS DE MULTILETRAMENTOS E A EDUCOMUNICAÇÃO PERMEADOS PELA LINGUAGEM
THE INTERSECTIONS BETWEEN THE CONCEPTS OF MULTILITERACIES AND EDUCOMMUNICATION EMBRACED BY THE LANGUAGE
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v29i62.4369
Resumo
O presente artigo tem como tema as intersecções entre os multiletramentos e a educomunicação, mais especificamente em suas similaridades referentes à linguagem. O problema que motivou a pesquisa é o fato de que, mesmo esses conceitos advirem de diferentes áreas, como a Linguística, a Educação e a Comunicação, eles apresentam pontos em comum. A justificativa para a pesquisa se pauta na Linguística Aplicada, pois ela tem a característica interdisciplinar e assim abrange ambos os conceitos em suas aplicabilidades. O objetivo geral desta pesquisa é explicitar as convergências entre os multiletramentos e a educomunicação. A pesquisa é fundamentada pela abordagem sócio-histórica de linguagem de Bakhtin (1997, 2006), Volochínov, (2013), Citelli (2006) sobre o conceito de ecossistema comunicativo, Martín-Barbero, (2014) sobre as fronteiras do ambiente escolar e a interação dos sujeitos, Soares, (2011) sobre o conceito de educomunicação, Kalantzis et al. (2016), Lemke (2010), Street, (2006), Cazden et al. (1996) e Paulino & Cosson, (2009) referente aos multiletramentos
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
Bakhtin, M. (1997). Estética da criação verbal. (3.ed.) Martins Fontes.
Bakhtin, M. (2006). Marxismo e Filosofia da Linguagem. Hucitec.
Carvalho, E. M. S. (2019). Linguística Aplicada, saber glocal e interdisciplinaridade. In: Fólio - Revista de Letras. Vitória da Conquista, 11(1), 429-445.
Cazden, C. Cope, B. , Fairclough, N. , Gee, J. , Kalantzis, M. , Kress, G. , Luke, A. , Luke, C., Michaels, S. & Nakata, M. (1996). A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard educational review, 66(1), 60-92.
Citelli, A. (2006). Palavras, meio de comunicação e educação. Cortez.
Kalantzis, M., Cope, B., Chan, E. & Dalley-Trim. (2016). Literacies. Cambridge University Press.
Kaplún. M. (2002). Una pedagogía de la comunicación (el comunicador popular). Editorial Caminos.
Lakatos, E. M. & Marconi, M. A. (1991). Fundamentos da Metodologia Científica (3.ed.) Atlas.
Lemke, J. (2010). Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguística Aplicada. 49 (2), 455-479. https://doi.org/10.1590/S0103-18132010000200009
Martín-Barbero, J. (2014). A Comunicação na Educação. Contexto.
Paulino, G. & Cosson, R. (2009) Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: R. Zilberman, & T. M. K. Rösing, (org.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. (pp. 61-79). Global.
Soares, I. de O. (2003). Alfabetização e Educomunicação: o papel dos meios de comunicação e informação na educação de jovens e adultos ao longo da vida. Universidade de São Paulo. Anais do III Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/89.pdf
Soares, I. de O. (2014). Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação. Comunicação & Educação, 19(2), 15-26. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i2p15-26
Soares, I. (2011). Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação; contribuições para a reforma do ensino médio. Paulinas.
Street, B. & Bagno, M. (2006). Perspectivas interculturais sobre o letramento. Filologia e Linguística Portuguesa. (8), pp. 466-488.
Volochínov, V. (2013). A construção da Enunciação e Outros ensaios. Pedro & João Editores.
Downloads
Publicado
2023-05-02
Como Citar
Bertone, Y. T. (2023). AS INTERSEÇÕES ENTRE OS CONCEITOS DE MULTILETRAMENTOS E A EDUCOMUNICAÇÃO PERMEADOS PELA LINGUAGEM. Revista Univap, 29(62). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v29i62.4369
Edição
Seção
Ciências Humanas
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Univap
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v29i62.4369Resumo
O presente artigo tem como tema as intersecções entre os multiletramentos e a educomunicação, mais especificamente em suas similaridades referentes à linguagem. O problema que motivou a pesquisa é o fato de que, mesmo esses conceitos advirem de diferentes áreas, como a Linguística, a Educação e a Comunicação, eles apresentam pontos em comum. A justificativa para a pesquisa se pauta na Linguística Aplicada, pois ela tem a característica interdisciplinar e assim abrange ambos os conceitos em suas aplicabilidades. O objetivo geral desta pesquisa é explicitar as convergências entre os multiletramentos e a educomunicação. A pesquisa é fundamentada pela abordagem sócio-histórica de linguagem de Bakhtin (1997, 2006), Volochínov, (2013), Citelli (2006) sobre o conceito de ecossistema comunicativo, Martín-Barbero, (2014) sobre as fronteiras do ambiente escolar e a interação dos sujeitos, Soares, (2011) sobre o conceito de educomunicação, Kalantzis et al. (2016), Lemke (2010), Street, (2006), Cazden et al. (1996) e Paulino & Cosson, (2009) referente aos multiletramentos
Downloads
Referências
Bakhtin, M. (1997). Estética da criação verbal. (3.ed.) Martins Fontes.
Bakhtin, M. (2006). Marxismo e Filosofia da Linguagem. Hucitec.
Carvalho, E. M. S. (2019). Linguística Aplicada, saber glocal e interdisciplinaridade. In: Fólio - Revista de Letras. Vitória da Conquista, 11(1), 429-445.
Cazden, C. Cope, B. , Fairclough, N. , Gee, J. , Kalantzis, M. , Kress, G. , Luke, A. , Luke, C., Michaels, S. & Nakata, M. (1996). A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard educational review, 66(1), 60-92.
Citelli, A. (2006). Palavras, meio de comunicação e educação. Cortez.
Kalantzis, M., Cope, B., Chan, E. & Dalley-Trim. (2016). Literacies. Cambridge University Press.
Kaplún. M. (2002). Una pedagogía de la comunicación (el comunicador popular). Editorial Caminos.
Lakatos, E. M. & Marconi, M. A. (1991). Fundamentos da Metodologia Científica (3.ed.) Atlas.
Lemke, J. (2010). Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguística Aplicada. 49 (2), 455-479. https://doi.org/10.1590/S0103-18132010000200009
Martín-Barbero, J. (2014). A Comunicação na Educação. Contexto.
Paulino, G. & Cosson, R. (2009) Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: R. Zilberman, & T. M. K. Rösing, (org.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. (pp. 61-79). Global.
Soares, I. de O. (2003). Alfabetização e Educomunicação: o papel dos meios de comunicação e informação na educação de jovens e adultos ao longo da vida. Universidade de São Paulo. Anais do III Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/89.pdf
Soares, I. de O. (2014). Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação. Comunicação & Educação, 19(2), 15-26. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i2p15-26
Soares, I. (2011). Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação; contribuições para a reforma do ensino médio. Paulinas.
Street, B. & Bagno, M. (2006). Perspectivas interculturais sobre o letramento. Filologia e Linguística Portuguesa. (8), pp. 466-488.
Volochínov, V. (2013). A construção da Enunciação e Outros ensaios. Pedro & João Editores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Univap
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode