CONCEPÇÕES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

Autores

  • Anderson Silva SEE - SP/ PUC-SP
  • Raimunda Francisca de Sousa Prefeitura Municipal de São José dos Campos - SP

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.846

Palavras-chave:

Sinais de pontuação, Concepções, Análise dialógica do discurso

Resumo

Esta pesquisa discute a respeito da concepção que alunos do Ensino Fundamental têm sobre pontuação. Justifica-se este estudo pela escassez de trabalhos que explorem a temática. Como embasamento teórico, nos ancoramos nas contribuições da Análise Dialógica do Discurso, elegendo o conceito de enunciado concreto como categoria de análise. Da perspectiva metodológica, foi apresentada uma pergunta de pesquisa aos alunos de um 3º ano de uma escola pública paulista. Em nossas considerações, a visão que os educandos possuem a respeito desse conteúdo no primeiro contato de alfabetização é intrinsecamente ligado aquilo que os professores comentam por meio de atividades didáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Silva, SEE - SP/ PUC-SP

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP). Mestre em Linguística Aplicada (UNITAU). Especialista em Língua Portuguesa: Gramática e Uso (UNITAU). Graduado em Letras - Português/ Inglês (UNIVAP).

Downloads

Publicado

2017-01-18

Como Citar

Silva, A., & de Sousa, R. F. (2017). CONCEPÇÕES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS. Revista Univap, 22(40), 350. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.846