ABORDAGEM SOBRE O CONHECIMENTO SALVO: EXCELÊNCIA ACADÊMICA, CONSTRUÇÃO HUMANA E MECANISMOS DA MEMÓRIA

Autores

  • Anderson Silva SEE - SP/ PUC-SP
  • Layla Rosa Maciel Pereira Escola Estadual de Ensino Médio Integral Professor Nelson do Nascimento Monteiro / Rua Hermenegildo Scarensi, 91, Conjunto Residencial 31 de Março, São José dos Campos – SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.851

Palavras-chave:

Funções executivas, Atividade cerebral, Ensino, Aprendizagem.

Resumo

Esta pesquisa objetiva discutir a interligação das conexões nervosas modeladas às experiências sensoriais cotidianas, a construção humana e funções executivas estruturadas a partir da primeira infância, gradativamente desenvolvidas, relacionando o comportamento e a atividade cerebral. Justifica-se este trabalho pelo interesse em buscar arcabouços teóricos, tais como: neurociência, neuropsicologia, neurolinguística e pedagogia para auxiliarem os profissionais da educação a informar os discentes quanto às funções cognitivas superiores: atenção, percepção, linguagem, memória e demais aplicabilidades no processo de ensino/aprendizagem. Em termos metodológicos, por meio de um mapa conceitual desenvolvido por uma estudante de dezessete anos, foi feita análise associativa, emocional e resposta da memória, como instrumento de estudo ao interpretar a validade do conhecimento adquirido. Levando-se em conta o que foi observado, a consolidação de informações é influenciada pela seleção prévia, estímulo, experiência sensorial, canal de aprendizagem, método comunicativo, além do processo solitário e ativo do recordar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Silva, SEE - SP/ PUC-SP

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP). Mestre em Linguística Aplicada (UNITAU). Especialista em Língua Portuguesa: Gramática e Uso (UNITAU). Graduado em Letras - Português/ Inglês (UNIVAP).

Downloads

Publicado

2017-01-19

Como Citar

Silva, A., & Pereira, L. R. M. (2017). ABORDAGEM SOBRE O CONHECIMENTO SALVO: EXCELÊNCIA ACADÊMICA, CONSTRUÇÃO HUMANA E MECANISMOS DA MEMÓRIA. Revista Univap, 22(40), 354. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.851