AS INTERSEÇÕES ENTRE OS CONCEITOS DE MULTILETRAMENTOS E A EDUCOMUNICAÇÃO PERMEADOS PELA LINGUAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v29i62.4369

Palavras-chave:

Educomunicação, Multiletramentos, Dialogismo, Linguística Aplicada

Resumo

O presente artigo tem como tema as intersecções entre os multiletramentos e a educomunicação, mais especificamente em suas similaridades referentes à linguagem. O problema que motivou a pesquisa é o fato de que, mesmo esses conceitos advirem de diferentes áreas, como a Linguística, a Educação e a Comunicação, eles apresentam pontos em comum. A justificativa para a pesquisa se pauta na Linguística Aplicada, pois ela tem a característica interdisciplinar e assim abrange ambos os conceitos em suas aplicabilidades. O objetivo geral desta pesquisa é explicitar as convergências entre os multiletramentos e a educomunicação. A pesquisa é fundamentada pela abordagem sócio-histórica de linguagem de Bakhtin (1997, 2006), Volochínov, (2013), Citelli (2006) sobre o conceito de ecossistema comunicativo, Martín-Barbero, (2014) sobre as fronteiras do ambiente escolar e a interação dos sujeitos, Soares, (2011) sobre o conceito de educomunicação, Kalantzis et al. (2016), Lemke (2010), Street, (2006), Cazden et al. (1996) e Paulino & Cosson, (2009) referente aos multiletramentos

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Biografia do Autor

Yan Tavares Bertone, Universidade de Taubaté

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté.

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Publicado

2023-05-02

Como Citar

Bertone, Y. T. (2023). AS INTERSEÇÕES ENTRE OS CONCEITOS DE MULTILETRAMENTOS E A EDUCOMUNICAÇÃO PERMEADOS PELA LINGUAGEM. Revista Univap, 29(62). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v29i62.4369

Edição

Seção

Ciências Humanas