A POLÊMICA ABERTA DE O BOTICÁRIO: ANÁLISE BAKHTINIANA DE UM COMERCIAL PARA O DIA DOS NAMORADOS
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.685Palabras clave:
Comercial, Polêmica aberta, Análise dialógica do discurso.Resumen
Este trabalho analisa um comercial veiculado na televisão aberta referente a uma campanha para o dia dos namorados 2015, da empresa O Boticário. Justifica-se a pertinência da investigação pelas opiniões antagônicas que as imagens despertaram nos espectadores, uma vez que trouxe em sua narrativa uma noção de casal mais ampla, abarcando o público homossexual, o que despertou uma polêmica nas redes sociais e em outras mídias, gerando um debate a respeito da temática. Como aporte teórico, recorremos aos trabalhos desenvolvidos por Bakhtin e o Círculo, no qual elencamos o enunciado concreto como conceito-chave em nossas análises. Em nossas considerações, desconstruindo as caricaturas e estereótipos que geralmente são mostradas na mídia em tom de deboche e comédia, a empresa de cosmético optou por tratar o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo de maneira sutil, mostrando o cotidiano comum de diferentes composições de casais.
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