ENSINO DE PONTUAÇÃO EM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.682Palabras clave:
Sinais de pontuação, Livro didático de português, Análise dialógica do discursoResumen
Esta pesquisa é um recorte de nossa tese que analisou as atividades didáticas relativas aos sinais de pontuação presentes nos volumes do 6º ao 9º ano de duas coleções: Português: uma proposta para o letramento e Português: linguagens, na qual nos restringimos a apresentar apenas essa última. Para alicerçar nossa investigação, a pesquisa teve como arcabouço teórico as contribuições da Análise Dialógica do Discurso (ADD), concebida a partir dos trabalhos de Bakhtin e o Círculo, elegendo relações dialógicas como conceito-chave. Da perspectiva organizacional, foram apresentados dois eixos: (i) apresentação do conceito-chave elencado; (ii) a descrição e análise das atividades didáticas sobre o ensino da pontuação na coleção elencada. Em nossas considerações, observamos a concentração do conteúdo em um único volume, o que pode implicar alguns aspectos negativos, como, a responsabilidade do professor daquela série em identificar e aprofundar possíveis lacunas que a coleção tenha deixado sobre a respeito dos sinais de pontuação.
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