A FORMAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E AS EXPRESSÕES DE APROPRIAÇÃO DA TEORIA SOCIAL CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1613Palabras clave:
Teoria Social Crítica. Serviço Social. Formação Profissional. Diretrizes Curriculares. Direção Social.Resumen
Este artigo trata das expressões de apropriação da Teoria Social Crítica, de base marxiana, junto aos conteúdos programáticos de disciplinas voltadas para a formação teórico-filosófica dos discentes do curso de graduação em Serviço Social da UEPB. O estudo envolveu um levantamento bibliográfico e documental. As fontes secundárias foram os planos de curso das referidas disciplinas. As aproximações conclusivas indicam que a direção social (e também teórica) orientadora do Projeto de Formação de 1996, não está plenamente fortalecida por conteúdos responsáveis pela abordagem das grandes linhas de pensamento da modernidade, dentre elas, a Teoria Social Crítica, em seu sentido ontológico. Trata-se de uma tendência que guarda relação com o tensionamento – teórico, político, ético e cultural - que vem permeando o Serviço Social brasileiro. Neste sentido, a profissão tem convivido com expressões ideoculturais que vão desde posturas mais voltadas ao trato subjetivista do real a posturas que se esforçam em buscar o sentido das coisas em sua raiz, relacionando aparência e essência como expressões de uma totalidade social.
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