ATRAÇÃO E INSERÇÃO PROFISSIONAL DE BOLSISTAS EGRESSOS DO PIBID TAUBATÉ

Autores

  • Rafael Marques Gobbo Universidade de Taubaté
  • Neusa Banhara Ambrosetti Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.962

Palavras-chave:

Egresso PIBID. Atratividade da carreira docente. Ingresso profissional.

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar os efeitos do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), desenvolvido a partir do ano de 2011 por uma universidade no Estado de São Paulo, para a formação e a continuidade profissional de estudantes de licenciatura, na perspectiva de bolsistas que participaram do programa. Na abordagem metodológica para a realização desse estudo foram utilizadas seis entrevistas reflexivas com bolsistas de diferentes licenciaturas, participantes do PIBID entre os anos de 2012 a 2014 nessa instituição. Os resultados indicam que as vivências e experiências proporcionadas pelo programa contribuíram efetivamente para a atratividade da carreira docente e a inserção profissional do participante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Marques Gobbo, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Geografia pela Universidade de Taubaté (2007). Mestrando em Educação pela Universidade de Taubaté (2015 - 2017). Atualmente é professor de educação básica II da rede estadual de Ensino do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Tem experiência na área de Geografia como professor de educação básica

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

Gobbo, R. M., & Ambrosetti, N. B. (2017). ATRAÇÃO E INSERÇÃO PROFISSIONAL DE BOLSISTAS EGRESSOS DO PIBID TAUBATÉ. Revista Univap, 22(40), 418. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.962