MELHORANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS DISCIPLINAS DE PROGRAMAÇÃO E MATEMÁTICA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE UMA GARRA ROBÓTICA

Autores

  • Rafael Silva Guimarães Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cachoeiro de Itapemirim http://orcid.org/0000-0001-6856-9576
  • Livinsgthon Sant'anna Coqui IFES - Campus Cachoeiro de Itapemirim
  • Alexandre Romanelli IFES - Campus Cachoeiro de Itapemirim

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1750

Palavras-chave:

robótica, programação, multidisciplinar, aprendizado

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem possui diversos limites no processo de construção do conhecimento. A robótica é um grande aliado que promove uma melhoria na compreensão de conceitos e conteúdos multidisciplinares. Com o intuito de elevar o nível de qualidade de ensino, contrapondo a utilização de fórmulas e conceitos abstratos, principalmente nas disciplinas de matemática e física, foi realizado a utilização de uma garra robótica de baixo custo, aplicando conceitos de álgebra, geometria e trigonometria. O uso de equipamentos robóticos pode ser um elemento motivador para que os alunos das disciplinas de programação de computadores tenham uma melhor qualidade em seu aprendizado, favorecendo o seu uso multidisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Silva Guimarães, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cachoeiro de Itapemirim

Meu nome é Rafael Silva Guimarães, mestre em Informática pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e doutorando em Ciência da Computação pela mesma intituição. Atualmente sou professor do IFES-Campus Cachoeiro de Informática atuando no departamento de Sistemas de Informação. Minha área de atuação é do desenvolvimento de softwares e redes definidas por softwares.

Livinsgthon Sant'anna Coqui, IFES - Campus Cachoeiro de Itapemirim

Aluno no 4o ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Ligado diretamente a coordenadoria de informática, atuando em projetos de pesquisa e monitor na área de programação.

Alexandre Romanelli, IFES - Campus Cachoeiro de Itapemirim

Professor do IFES - Campus Cachoeiro de Itapemirim e ligado nás áreas de otimização e métodos heurísticos. Atualmente é lotado na coordenadoria de informática.

Downloads

Publicado

2016-11-11

Como Citar

Guimarães, R. S., Coqui, L. S., & Romanelli, A. (2016). MELHORANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS DISCIPLINAS DE PROGRAMAÇÃO E MATEMÁTICA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE UMA GARRA ROBÓTICA. Revista Univap, 22(40), 122. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1750