ESCOLINHAS DE FUTEBOL: LOCALIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOSESCOLINHAS DE FUTEBOL: LOCALIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i35.160Palabras clave:
Escolinha de Futebol, Políticas Públicas, Inclusão Social.Resumen
O futebol é um esporte muito popular no Brasil e, por meio da sua prática, o estudo quer mostrar que existe um grande interesse público e privado na formação e implantação de escolinhas de futebol nos municípios brasileiros, as quais podem contribuir para a transformação dos aspectos sociais e econômicos de parte da sociedade. Através de uma análise demográfica da cidade, por região e faixa etária com dados disponíveis na Secretaria de Planejamento da PMSJC; seguida do mapeamento das escolinhas de futebol no município de São José dos Campos, através do Google Mapas, que mostrou as regiões que compõem o município e através da Secretaria de Esporte e Lazer da PMSJC, que possui o registro com o endereço de todas as escolinhas de futebol do município, possibilitando identificar e analisar como acontece sua distribuição e influência na inclusão social das crianças e adolescentes de São José dos Campos/SP. A cidade realiza um trabalho que procura fazer a inclusão social em conjunto com o esporte, como pode ser visto pelos investimentos da sua prefeitura em relação à construção de centros poliesportivos e unidades associadas em diversos bairros, tendo em vista que estes são destinados ao lazer e à iniciação esportiva. Em todas as regiões, a formação e organização das escolinhas de futebol, principalmente as particulares, estão ligadas às condições socioeconômicas. E o mapeamento detectou a localização das escolinhas de futebol, identificando um maior número de escolinhas particulares na região sul e central e, em contrapartida, a predominância são de escolinhas públicas. Os investimentos públicos e a condição socioeconômica da região tornam-se um fator determinante para a localização de escolinhas gratuitas e com característica inclusiva e de lazer. E, isso reafirma que políticas públicas ligadas ao esporte e educação, como a criação de mais escolinhas de futebol, contribuem para a transformação de aspectos sociais e econômicos desfavoráveis.
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