PROPOSTA DE UM MODELO DE APLICAÇÃO DO MÉTODO QFD NO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1006Palabras clave:
QFD, Qualidade, Gestão Educacional, SINAESResumen
O presente artigo discute a qualidade no ensino superior, enfatizando sua importância e necessidade, especialmente em programas de graduação, e o papel da avaliação institucional neste processo. Apresenta-se ainda, a discussão de uma proposta de modelo de aplicação do método QFD no processo de autoavaliação de IES, procurando atender as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES no Brasil. O QFD foi adotado para que se pudesse estabelecer o desenvolvimento de uma proposta de planejamento da qualidade, com o objetivo de promover a melhoria dos serviços praticados das instituições de ensino superior. Destacam-se ainda da literatura, alguns exemplos práticos de uso do QFD no âmbito educacional, enfatizando sua aplicabilidade neste setor, como os demais benefícios para as instituições.Descargas
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