PROPOSTA DE UM MODELO DE APLICAÇÃO DO MÉTODO QFD NO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1006

Palabras clave:

QFD, Qualidade, Gestão Educacional, SINAES

Resumen

O presente artigo discute a qualidade no ensino superior, enfatizando sua importância e necessidade, especialmente em programas de graduação, e o papel da avaliação institucional neste processo. Apresenta-se ainda, a discussão de uma proposta de modelo de aplicação do método QFD no processo de autoavaliação de IES, procurando atender as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES no Brasil. O QFD foi adotado para que se pudesse estabelecer o desenvolvimento de uma proposta de planejamento da qualidade, com o objetivo de promover a melhoria dos serviços praticados das instituições de ensino superior. Destacam-se ainda da literatura, alguns exemplos práticos de uso do QFD no âmbito educacional, enfatizando sua aplicabilidade neste setor, como os demais benefícios para as instituições. 

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Biografía del autor/a

Jair Gustavo de Mello Torres, Senac São Paulo

Mestre em Engenharia Mecânica

Publicado

2017-05-10

Cómo citar

de Mello Torres, J. G. (2017). PROPOSTA DE UM MODELO DE APLICAÇÃO DO MÉTODO QFD NO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Revista Univap, 22(40), 884. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1006

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