SISTEMAS ERP EM PROCESSOS PRODUTIVOS: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO RAMO DE PRODUÇÃO DE VIDROS E EMBALAGENS DO ABC PAULISTA

Fernando Cesar Bezerra de Amorim, Sidnei Joaquim da Costa

Resumo


Os avanços no uso de tecnologias da informação trouxeram inúmeras possibilidades para as empresas melhorarem seus processos, com forte integração entre áreas e funções, resultando também em significativos ganhos na gestão empresarial e, especialmente, na administração da produção. Tais mudanças são analisadas neste artigo a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada por meio de estudo de caso em uma empresa do ramo de produção de vidros e embalagens. Os resultados indicam que o uso de tecnologias modernas, aliado a boas práticas de gestão, pode assegurar às empresas a agilização de seus processos, contribuindo para torná-las mais competitivas.

Palavras-chave: integração; processos; planejamento.


Palavras-chave


Integração, processos, planejamento

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revunivap.v20i35.177

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.