ALFABETIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA, UM DIREITO A SER ADQUIRIDO MEDIANTE O ENTENDIMENTO GLOBAL
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.958Palabras clave:
Alfabetização, Leitura e Escrita, Concepções, Reflexão.Resumen
Este artigo evidencia a importância da alfabetização para o ensino da leitura e da escrita, uma análise qualitativa que descreve a percepção das professoras entrevistadas. Pretende-se trazer a discussão, a complexa atividade de alfabetizar, a partir da reflexão sobre as ações, as estratégias e as atitudes do professor alfabetizador na busca por um ensino de qualidade que se efetive na fase inicial da escolarização, hoje ampliada para os três primeiros anos da Educação Básica. O exame minucioso das concepções a respeito do ensino da leitura e escrita, bem como a análise das teorias de alfabetização e letramento no tocante a importância do papel do professor para o ensino são os objetivos deste estudo, como ferramenta primordial para o entendimento e a comunicação em um mundo globalizado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este trabajo está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y creen a partir de su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue el crédito correspondiente por la creación original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode