HALLOWEEN, HISTÓRIAS DE BRUXAS E LENDAS BRASILEIRAS: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL E BRINCADEIRAS NA ESCOLA

Autores

  • Anilse Maria Picollo Borttolin UNESC-Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v21i38.311

Palavras-chave:

Textos Literários, Leitura, Produção Textual.

Resumo

Este trabalho pretende expor uma significativa prática de ensino realizada com os estudantes do ensino fundamental II, a partir de leitura de histórias sobre bruxas e lendas brasileiras; produção textual e brincadeiras; prática esta capaz de contribuir para disseminar uma cultura de cooperação entre eles e torná-los sujeitos participativos e capazes de reconhecer a sua importância na sociedade. Durante o percurso, observou-se que os estudantes conseguiram relacionar as histórias lidas, manifestando sentimentos, experiências, opiniões, definindo preferência e construindo critérios próprios para selecionar o que querem ler e, inclusive, produzindo os próprios textos e encaminhando-os aos colegas de outras séries na escola. A abordagem teórica vincula-se às reflexões de Bakhtin (2002) e (2003), Soares (2004), Pacheco (2004) e Perrone-Moisés (2003) e, levando em consideração, também, documentos educacionais, a exemplo dos PCNs (1997) e (1998).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anilse Maria Picollo Borttolin, UNESC-Universidade do Extremo Sul Catarinense
    Mestra em Educação e professora de Língua Inglesa e Portuguesa na E.E.B.Natálio Vassoler.

Downloads

Publicado

10-03-2016

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas

Como Citar

HALLOWEEN, HISTÓRIAS DE BRUXAS E LENDAS BRASILEIRAS: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL E BRINCADEIRAS NA ESCOLA. (2016). Revista Univap, 21(38), 68-76. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v21i38.311

Artigos Semelhantes

1-10 de 271

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.