REFLEXÕES E ORIENTAÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS

Autores

  • Maria do Carmo Silva Soares Laboratório de Integração e Testes (LIT) - Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE)

DOI:

https://doi.org/10.18066/revunivap.v17i30.25

Palavras-chave:

Redação científica, produção de texto, português nas publicações, publicação, linguagem científica.

Resumo

RESUMO: Tendo em vista as dificuldades apresentadas pela maioria dos pesquisadores iniciantes quanto à redação de textos científicos, este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre o tema e um resumo das principais competências necessárias para o planejamento e a redação desses textos. Neste sentido, após a apresentação de algumas conceituações teóricas e reflexões sobre o assunto, este artigo aborda algumas das dificuldades da área de produção de textos científicos, bem como apresenta orientações para facilitar essa tarefa, de acordo com as exigências formais da comunidade científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Silva Soares, Laboratório de Integração e Testes (LIT) - Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE)

Graduação em Letras (Inglês e Português). Pós-Graduação em Literatura Brasileira (Lato Sensu). Mestrado em Planejamento Urano e Regional.  Funcionária do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) desde 1964. Trabalhou na Univap (professora na Graduação e Pós-Grduação) por cinco anos. Atualmente continua no INPE, atuando no Laboratório de Integração e Testes (LIT).  Atua como professora de Português e de Métodos e Técnicas de Pesquisa, produtora e revisora de textos (Inglês e Português).

Downloads

Publicado

2011-12-22

Como Citar

Soares, M. do C. S. (2011). REFLEXÕES E ORIENTAÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS. Revista Univap, 17(30), 81–99. https://doi.org/10.18066/revunivap.v17i30.25