HALLOWEEN, HISTÓRIAS DE BRUXAS E LENDAS BRASILEIRAS: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL E BRINCADEIRAS NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v21i38.311
Abstract
Este trabalho pretende expor uma significativa prática de ensino realizada com os estudantes do ensino fundamental II, a partir de leitura de histórias sobre bruxas e lendas brasileiras; produção textual e brincadeiras; prática esta capaz de contribuir para disseminar uma cultura de cooperação entre eles e torná-los sujeitos participativos e capazes de reconhecer a sua importância na sociedade. Durante o percurso, observou-se que os estudantes conseguiram relacionar as histórias lidas, manifestando sentimentos, experiências, opiniões, definindo preferência e construindo critérios próprios para selecionar o que querem ler e, inclusive, produzindo os próprios textos e encaminhando-os aos colegas de outras séries na escola. A abordagem teórica vincula-se às reflexões de Bakhtin (2002) e (2003), Soares (2004), Pacheco (2004) e Perrone-Moisés (2003) e, levando em consideração, também, documentos educacionais, a exemplo dos PCNs (1997) e (1998).
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2016-03-10
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Picollo Borttolin, A. M. (2016). HALLOWEEN, HISTÓRIAS DE BRUXAS E LENDAS BRASILEIRAS: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL E BRINCADEIRAS NA ESCOLA. Revista Univap, 21(38), 68–76. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v21i38.311
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Ciências Sociais Aplicadas
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https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v21i38.311Abstract
Este trabalho pretende expor uma significativa prática de ensino realizada com os estudantes do ensino fundamental II, a partir de leitura de histórias sobre bruxas e lendas brasileiras; produção textual e brincadeiras; prática esta capaz de contribuir para disseminar uma cultura de cooperação entre eles e torná-los sujeitos participativos e capazes de reconhecer a sua importância na sociedade. Durante o percurso, observou-se que os estudantes conseguiram relacionar as histórias lidas, manifestando sentimentos, experiências, opiniões, definindo preferência e construindo critérios próprios para selecionar o que querem ler e, inclusive, produzindo os próprios textos e encaminhando-os aos colegas de outras séries na escola. A abordagem teórica vincula-se às reflexões de Bakhtin (2002) e (2003), Soares (2004), Pacheco (2004) e Perrone-Moisés (2003) e, levando em consideração, também, documentos educacionais, a exemplo dos PCNs (1997) e (1998).
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