ALFABETIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA, UM DIREITO A SER ADQUIRIDO MEDIANTE O ENTENDIMENTO GLOBAL
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.958
Abstract
Este artigo evidencia a importância da alfabetização para o ensino da leitura e da escrita, uma análise qualitativa que descreve a percepção das professoras entrevistadas. Pretende-se trazer a discussão, a complexa atividade de alfabetizar, a partir da reflexão sobre as ações, as estratégias e as atitudes do professor alfabetizador na busca por um ensino de qualidade que se efetive na fase inicial da escolarização, hoje ampliada para os três primeiros anos da Educação Básica. O exame minucioso das concepções a respeito do ensino da leitura e escrita, bem como a análise das teorias de alfabetização e letramento no tocante a importância do papel do professor para o ensino são os objetivos deste estudo, como ferramenta primordial para o entendimento e a comunicação em um mundo globalizado.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-01-25
How to Cite
Schran Gil, J. R., & de Souza, M. A. (2017). ALFABETIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA, UM DIREITO A SER ADQUIRIDO MEDIANTE O ENTENDIMENTO GLOBAL. Revista Univap, 22(40), 247. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.958
Issue
Section
Resumo - INIC
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.958Abstract
Este artigo evidencia a importância da alfabetização para o ensino da leitura e da escrita, uma análise qualitativa que descreve a percepção das professoras entrevistadas. Pretende-se trazer a discussão, a complexa atividade de alfabetizar, a partir da reflexão sobre as ações, as estratégias e as atitudes do professor alfabetizador na busca por um ensino de qualidade que se efetive na fase inicial da escolarização, hoje ampliada para os três primeiros anos da Educação Básica. O exame minucioso das concepções a respeito do ensino da leitura e escrita, bem como a análise das teorias de alfabetização e letramento no tocante a importância do papel do professor para o ensino são os objetivos deste estudo, como ferramenta primordial para o entendimento e a comunicação em um mundo globalizado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode