ALFABETIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA, UM DIREITO A SER ADQUIRIDO MEDIANTE O ENTENDIMENTO GLOBAL

Autores

  • Joara Ribeiro Schran Gil Universidade de Taubaté
  • Mariana Aranha de Souza Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.958

Palavras-chave:

Alfabetização, Leitura e Escrita, Concepções, Reflexão.

Resumo

Este artigo evidencia a importância da alfabetização para o ensino da leitura e da escrita, uma análise qualitativa que descreve a percepção das professoras entrevistadas.  Pretende-se trazer a discussão, a complexa atividade de alfabetizar, a partir da reflexão sobre as ações, as estratégias e as atitudes do professor alfabetizador na busca por um ensino de qualidade que se efetive na fase inicial da escolarização, hoje ampliada para os três primeiros anos da Educação Básica. O exame minucioso das concepções a respeito do ensino da leitura e escrita, bem como a análise das teorias de alfabetização e letramento no tocante a importância do papel do professor para o ensino são os objetivos deste estudo, como ferramenta primordial para o entendimento e a comunicação em um mundo globalizado.

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Biografia do Autor

Joara Ribeiro Schran Gil, Universidade de Taubaté

Ciências Humanas

Educação

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Publicado

2017-01-25

Como Citar

Schran Gil, J. R., & de Souza, M. A. (2017). ALFABETIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA, UM DIREITO A SER ADQUIRIDO MEDIANTE O ENTENDIMENTO GLOBAL. Revista Univap, 22(40), 247. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.958