ESTUDO DA INFLUÊNCIA NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS ENTRE CHAPAS DISSIMILARES SOLDADAS COM GAP NO PROCESSO MIG/MAG APLICADA EM CARROCERIAS NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v26i51.2455
Abstract
A indústria automobilística atualmente aceita, segundo a DIN EN ISO 5817, 2014, que o espaçamento entre juntas soldadas pelo processo MIG/MAG seja de 0,2 mm + 0,07x a espessura do metal de base de menor espessura. Porém, durante a realização do processo, industrialmente, parte da produção deve passar por processos de retrabalho que impactam negativamente tanto no que relaciona aos custos quanto no tempo de produção dos automóveis. O presente trabalho estuda o impacto do espaçamento entre as chapas dissimilares largamente empregadas nas estruturas das carrocerias de automóveis. Estudou-se os aços 22MnB5 (DIN EN 10083-3) produzidos por Hot Stamping e o HX 340 LAD (DIN EN 10346), produzidas por laminação a frio. Corpos de provas submetidos à soldagem MIG/MAG com corrente constante de 128,0 A, velocidade de soldagem constante de 7,6 m.min-1 e tensão de soldagem constante de 19,1 V em robô para execução da soldagem marca KUKA VKRC4 com seis eixos com uma garantia de repetitividade de 0,06mm. As amostras foram estudadas com espaçamento de 0,12 mm; 0,36 mm; 0,48 mm; 0,60 mm; 0,78 mm além daqueles corpos de prova de controle onde o espaçamento foi nulo. Por meio de ensaios mecânicos em dobramento a 90°, líquido penetrante e macrografia comprovaram que independente dos espaçamentos impostos às juntas soldadas, a integridade das juntas soldadas são mantidas. Os ensaios por líquidos penetrantes realizados após os ensaios de dobramento apresentaram juntas integras sem a presença de trincas e fissuras na região de solda.
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References
CHEN, Y.B. et al. Experimental study on welding characteristics of CO2 laser TIG hybrid welding process. Sci. Technol. Weld. Join., v.11, p. 403–411, 2006.
DIN STANDARDS. DIN EN 10002-1:2001-12. Metallic materials - Tensile testing - Part 1: Method of testing at ambient temperature; German version EN 10002-1:2001. German: Deutsches Institut für Normung, 2001.
DIN STANDARDS. DIN EN 10083-3:2007. Steels for quenching and tempering - part 3: technical delivery conditions for alloy steels. German: Deutsches Institut für Normung, 2007.
DIN STANDARDS. DIN EN 10346:2015-10. Continuously hot-dip coated steel flat products for cold forming: Technical delivery conditions. German version EN 10346:2015. German: Deutsches Institut für Normung, 2015.
DIN STANDARDS. DIN EN ISO 5817:2014-06. Welding - Fusion-welded joints in steel, nickel, titanium and their alloys (beam welding excluded): Quality levels for imperfections (ISO 5817:2014). German: Deutsches Institut für Normung, 2014.
PAN, Q. et al. Effect of shielding gas on laser MAG arc hybrid welding results of thick high-tensile-strength steel plates. Weld. World., v. 60, p. 653–664, 2016.
SATHIYA, P. et al. Effect of shielding gases on microstructure and mechanical properties of super austenitic stainless steel by hybrid welding. Mater. Des., v. 33, p. 203–212, 2012.
SUBAN, M.; TUSEK, J. Dependence of Melting rate in MIG/MAG Welding on the type of shielding gas used. J. Mater. Proc. Tech., v.119, p. 185-192, 2001.
SUNA, G.F. et al. Investigation on microstructure and mechanical properties of NV E690 steel joint by laser-MIG hybrid Welding. Mater.Des., v. 127, p. 297-310, 2017.
WAHBA, M.; MIZUTANI, M.; KATAYAMA, S. Single pass hybrid laser-arc welding of 25 mm thick square groove butt joints. Mater. Des., v. 97, p. 1–6, 2016.
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Published
2020-08-27
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Salamão, R. O. V., & Gonçalves, E. P. (2020). ESTUDO DA INFLUÊNCIA NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS ENTRE CHAPAS DISSIMILARES SOLDADAS COM GAP NO PROCESSO MIG/MAG APLICADA EM CARROCERIAS NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA. Revista Univap, 26(51), 171–180. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v26i51.2455
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Pesquisa Aplicada
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https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v26i51.2455Abstract
A indústria automobilística atualmente aceita, segundo a DIN EN ISO 5817, 2014, que o espaçamento entre juntas soldadas pelo processo MIG/MAG seja de 0,2 mm + 0,07x a espessura do metal de base de menor espessura. Porém, durante a realização do processo, industrialmente, parte da produção deve passar por processos de retrabalho que impactam negativamente tanto no que relaciona aos custos quanto no tempo de produção dos automóveis. O presente trabalho estuda o impacto do espaçamento entre as chapas dissimilares largamente empregadas nas estruturas das carrocerias de automóveis. Estudou-se os aços 22MnB5 (DIN EN 10083-3) produzidos por Hot Stamping e o HX 340 LAD (DIN EN 10346), produzidas por laminação a frio. Corpos de provas submetidos à soldagem MIG/MAG com corrente constante de 128,0 A, velocidade de soldagem constante de 7,6 m.min-1 e tensão de soldagem constante de 19,1 V em robô para execução da soldagem marca KUKA VKRC4 com seis eixos com uma garantia de repetitividade de 0,06mm. As amostras foram estudadas com espaçamento de 0,12 mm; 0,36 mm; 0,48 mm; 0,60 mm; 0,78 mm além daqueles corpos de prova de controle onde o espaçamento foi nulo. Por meio de ensaios mecânicos em dobramento a 90°, líquido penetrante e macrografia comprovaram que independente dos espaçamentos impostos às juntas soldadas, a integridade das juntas soldadas são mantidas. Os ensaios por líquidos penetrantes realizados após os ensaios de dobramento apresentaram juntas integras sem a presença de trincas e fissuras na região de solda.Downloads
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WAHBA, M.; MIZUTANI, M.; KATAYAMA, S. Single pass hybrid laser-arc welding of 25 mm thick square groove butt joints. Mater. Des., v. 97, p. 1–6, 2016.
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