DESENVOLVIMENTO VEGETATIVO DA YACON SOB DIFERENTES ESPAÇAMENTOS DE PLANTIO

Magno do Carmo Parajara, Wallace Luís de Lima, Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho, Fábio Luiz de Oliveira

Resumo


A Yacon, Smallanthus sonchifolius, tem apresentado inúmeros benefícios para a população, o que abre as expectativas sobre o seu cultivo como um produto a ser explorado. O objetivo do trabalho foi avaliar o desenvolvimento vegetativo da yacon em diferentes espaçamentos de plantio. O experimento foi conduzido na localidade Córrego Água Potável, no município de Ibatiba, ES. O delineamento utilizado foi em blocos ao acaso e os tratamentos foram os diferentes espaçamentos. As parcelas foram montadas num esquema de parcelas subdivididas, sendo as parcelas três espaçamentos entre linhas (EL), sendo EL1= 0,80 m; EL2= 1,0m e EL3= 1,20 metros, e as subparc elas três espaçamentos entre plantas (EP), sendo EP1= 0,40m; EP2= 0,50m e EP3= 0,60 m,com 4 repetições. Verificou-se que as maiores alturas de plantas e diâmetros de caule foram observadas com espaçamento de 0,50 e 0,60 m entre plantas, sendo 42,66 cm e 13,40 mm, respectivamente. As plantas apresentaram baixo desenvolvimento vegetativo, bem inferior à encontrada em outros trabalhos, provavelmente ocasionado pelo deficit hídrico.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1422

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.