INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE SUBSTRATOS ORGÂNICOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE COUVE

Géssica da Silva Martins, Ivan da Costa Ilhéu Fontan, Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho, Fábio Luiz de Oliveira

Resumo


Dentre os fatores de maior importância na produção de mudas de hortaliças com a qualidade necessária à formação de lavouras sadias e produtivas está o substrato onde estas mudas serão produzidas Assim, objetivou-se com este estudo avaliar o efeito de diferentes composições e concentrações de substratos orgânicos no desenvolvimento de mudas de couve. O trabalho foi desenvolvido no IFES, Campus Ibatiba, e o experimento estabelecido em um DIC com 8 (oito) repetições, e esquema fatorial 6 X 3 (6 composições e 3 concentrações de substratos). Aos 25 dias após a semeadura de couve (Brassica oleracea var. acephala) foram avaliados o diâmetro do colo, a altura total e a massa fresca da parte aérea. Houve efeito significativo na interação composição-concentração. O uso dos compostos de maneira pura ou em mistura com o solo propiciou efeitos positivos sobre o crescimento em altura e acúmulo de massa fresca da parte aérea evidenciando a possibilidade do produtor rural utilizar diferentes materiais disponíveis em sua região na produção de mudas de hortaliças, atendendo aos preceitos da produção orgânica de alimentos, reduzindo custos e otimizando recursos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1419

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.