CONTROLE DE CUPINS EM PLANTIOS DE EUCALIPTO NA REGIÃO CENTRO NORTE DE MINAS GERAIS

Ivan da Costa Ilhéu Fontan, Marlon Michel Antônio Moreira Neto, Sharlles Christian Moreira Dias

Resumo


O objetivo do presente estudo foi avaliar em condições de campo a eficiência de princípios ativos alternativos ao fipronil no tratamento de mudas de eucalipto contra o forrageamento por cupins subterrâneos, de modo a subsidiar sua substituição por produtos menos tóxicos ao homem e ao ambiente. O estudo foi conduzido em uma área de implantação de floresta clonal de Eucalyptus urophylla localizada em Curvelo/MG. Foram utilizados os inseticidas fipronil (800g/Kg), imidacloprido (700g/Kg) e tiametoxam (250g/Kg), além de um tratamento testemunha (sem cupinicida). O experimento foi estabelecido em um delineamento em blocos casualizados (DBC) com 5 (cinco) repetições, sendo avaliado o incremento em diâmetro do coleto e altura total, e a biomassa das plantas após 120 dias do plantio. Os produtos cupinicidas utilizados no tratamento por imersão dos substratos não expressaram diferenças significativas (p<0,05) no crescimento das plantas até 120 dias após o plantio no campo, indicando ser possível substituir o produto fipronil por outros registrados para a mesma finalidade e disponíveis no mercado brasileiro.

Palavras-chave


cupinicida, eucalipto, certificação florestal, cupim

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.510

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.