EFEITO DO MANEJO FLORESTAL SOBRE A AVIFAUNA EM UMA FLORESTA DE TERRA FIRME NA AMAZÔNIA CENTRAL

José Carlos Rodrigues Soares, Adriene Oliveira Amaral, Roberta Souza Moura, Rubia Pereira Ribeiro, Louri Klemann Junior

Resumo


O manejo florestal sustentável tem como objetivo conciliar a exploração madeireira com a conservação da biodiversidade. No entanto, apesar de buscar manter a integridade e a funcionalidade dos ecossistemas florestais, os impactos desta atividade sobre a fauna ainda são pouco conhecidos. Assim o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do manejo florestal sustentável sobre a avifauna em uma floresta de terra firme na Amazônia central. Para isso foi realizada a captura e marcação de aves em três áreas: uma área já manejada (Área 01); uma área de preservação permanente (Área 02); e uma área que ainda será manejada (Área 03). Foram capturadas 57 indivíduos de 21 espécies na área 01, 55 indivíduos de 28 espécies na área 02 e 77 indivíduos de 28 espécies na área 03. O número de espécies e de indivíduos não apresentou diferença significativa entre as áreas. No entanto, a área 01 apresentou menor diversidade (H'= 1.18), quando comparada a área 02 (H'= 1.32) e a área 03 (H'= 1.32). Ainda, a similaridade da avifauna da área 01 em relação às áreas 02 (CH= 39.38%) e 03 (CH= 56.48%) foi baixa,indicando que apesar da diversidade ser similar existe variação na composição das espécies entre a área manejada e as áreas não maneja.


Palavras-chave


Exploração florestal, Aves, Diversidade, Conservação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.943

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.