SUICÍDIO EM IDOSOS NO BRASIL: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1694
Abstract
As transformações no perfil demográfico e epidemiológico carreados com o envelhecimento da população idosa trazem grande impacto para o Sistema Público de Saúde. Deste modo, contextos e agravos anteriormente inexplorados nesta população começam a ganhar espaço, como é o caso do suicídio neste grupo. Este trabalho teve como objetivo analisar a literatura científica sobre suicídios em idosos no Brasil. O método utilizado para foi a Revisão Integrativa, utilizando bases de dados, como SciELO, portal de periódicos da CAPES e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde). Os resultados foram apresentados na forma descritiva, em duas etapas. A primeira consistiu da descrição e análise dos artigos e na segunda, foram agrupados eixos temáticos (Epidemiologia, Fatores associados ao suicídio em idosos e prevenção do suicídio em idosos). Através desta revisão percebe-se que por parte dos familiares e profissionais da saúde deve-se elevar a atenção para as alterações psicossociais do idoso, e subsidiar futuras investigações relacionadas à temática para melhor compreensão, especialmente os fatores envolvidos na prevenção do suicídio na velhice.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-05-02
How to Cite
Pinto, A. P., Carvalho, M. L., de Amorim, L. M. M., Linhares, R. C., Lima, F. F., Carvalho, M. L., & Olinda, K. R. de S. (2017). SUICÍDIO EM IDOSOS NO BRASIL: uma revisão integrativa. Revista Univap, 22(40), 849. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1694
Issue
Section
Resumo - INIC
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1694Abstract
As transformações no perfil demográfico e epidemiológico carreados com o envelhecimento da população idosa trazem grande impacto para o Sistema Público de Saúde. Deste modo, contextos e agravos anteriormente inexplorados nesta população começam a ganhar espaço, como é o caso do suicídio neste grupo. Este trabalho teve como objetivo analisar a literatura científica sobre suicídios em idosos no Brasil. O método utilizado para foi a Revisão Integrativa, utilizando bases de dados, como SciELO, portal de periódicos da CAPES e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde). Os resultados foram apresentados na forma descritiva, em duas etapas. A primeira consistiu da descrição e análise dos artigos e na segunda, foram agrupados eixos temáticos (Epidemiologia, Fatores associados ao suicídio em idosos e prevenção do suicídio em idosos). Através desta revisão percebe-se que por parte dos familiares e profissionais da saúde deve-se elevar a atenção para as alterações psicossociais do idoso, e subsidiar futuras investigações relacionadas à temática para melhor compreensão, especialmente os fatores envolvidos na prevenção do suicídio na velhice.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode