PERFIL CLÍNICO DAS MULHERES SUBMETIDAS AO EXAME PAPANICOLAU NA USF – BREJINHO NO ANO DE 2011

Autores

  • Valquíria Borges da Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Emilia Pricila Andrade dos Santos Universidade Estadual do Maranhão
  • Rivaldo Lira Filho Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i35.202

Palavras-chave:

Câncer de colo do útero, Exame Papanicolau, Enfermagem.

Resumo

O câncer de colo de útero é um importante problema de saúde pública, principalmente, em decorrência da crescente exposição a fatores de risco ambientais e da modificação de hábitos de vida da população. Com o objetivo de traçar o perfil clínico de mulheres submetidas ao exame Papanicolau, na USF-Brejinho, zona rural de um município do interior do Maranhão, no ano de 2011, foi realizado um estudo descritivo com resultados de exames papanicolau de 295 mulheres, por meio de um levantamento de dados, existentes em seus prontuários e livros de registro de enfermagem. De acordo com os resultados obtidos nesse trabalho, foram encontrados 2,1% de exames positivos para alterações celulares epiteliais escamosas e glandulares; destes, 0,6% referentes a atipias de significado indeterminado em células escamosas, 1,5% a atipias de significado indeterminado em células glandulares e, 1,25% com lesão intraepitelial cervical de baixo grau. Vale ressaltar que essas lesões, consideradas como precursoras do carcinoma de colo uterino, desempenham importante papel no processo de evolução para o câncer cervical. Isso demonstra a necessidade de um aporte às atividades de prevenção primária e de detecção precoce dessas lesões, na tentativa de minimizar as taxas de mortalidade atribuídas a essa patologia em nossa região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valquíria Borges da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Enfermeira pela Universidade Estadual do Maranhão, Especialista em Saúde Pública e Saúde da Família pelo Faculdade Dom Bosco.

Emilia Pricila Andrade dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Enfermeira pela Universidade Estadual do Maranhão, Especialista em Saúde Pública e Saúde da Família pelo Faculdade Dom Bosco.

Rivaldo Lira Filho, Universidade Estadual do Maranhão

Enfermeiro pela Universidade Federal do Piauí, Especialista em Obstetrícia e em Oncologia pela Universidade Federal do Piauí. Discente na Universidade Estadual do Maranhão.

Downloads

Publicado

2014-08-22

Como Citar

Silva, V. B. da, Santos, E. P. A. dos, & Filho, R. L. (2014). PERFIL CLÍNICO DAS MULHERES SUBMETIDAS AO EXAME PAPANICOLAU NA USF – BREJINHO NO ANO DE 2011. Revista Univap, 20(35), 78–85. https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i35.202