O CURRÍCULO DE LIBRAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO, NO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE, ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Lizandra Cassia Souto Proença Faculdade da Lapa - Fael
  • Alequexandre Galvez Andrade Instituto Federal de São Paulo
  • Valter Zotto Andrade Faculdade Educacional da Lapa - Fael

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.673

Palavras-chave:

Libras, Currículo, Formação do Professor

Resumo

A noção de inclusão está ligada ao direito de igualdade. O presente estudo trata-se de uma pesquisa sobre o currículo do ensino de Libras no Instituto Federal de São Paulo, no município de São Roque, estado de São Paulo, e tem como objetivo identificar e comparar os conteúdos de Libras aplicados aos cursos de Ensino Médio profissionalizante e Superior. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica e exploratória. Foram analisados os projetos pedagógicos dos sete cursos ofertados pela instituição em 2015. Os resultados indicam que três cursos não possuem o componente curricular de libras e quatro cursos possuem o mesmo conteúdo programático e bibliografia, independentemente se pertencem ao ensino médio ou superior.  O curso de Licenciatura em Biologia voltado para formação de professores possui uma carga horária inferior ao ensino médio profissionalizando, sendo respectivamente de 31,6 e 63,3.

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Biografia do Autor

Lizandra Cassia Souto Proença, Faculdade da Lapa - Fael

Pós Graduada em Libras pela Faculdade Educacional da Lapa.

Alequexandre Galvez Andrade, Instituto Federal de São Paulo

Professor do curso de Administração do Instituto Federal de São Paulo, Campus São Roque

Valter Zotto Andrade, Faculdade Educacional da Lapa - Fael

Professor do Curso de Libras da Faculdade Educacional da Lapa - FAEL

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Publicado

2017-01-09

Como Citar

Souto Proença, L. C., Andrade, A. G., & Andrade, V. Z. (2017). O CURRÍCULO DE LIBRAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO, NO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE, ESTADO DE SÃO PAULO. Revista Univap, 22(40), 250. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.673