COMUNICAÇÃO E AGROECOLOGIA: O USO DO AUDIOVISUAL PARA UMA PEDAGOGIA INVENTIVA NO EXERCÍCIO DO PROFESSOR AGROECÓLOGO
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2641Palavras-chave:
Invenção, educação, audiovisual.Resumo
Neste artigo, são apresentadas duas experiências de realização audiovisual por estudantes de Engenharia Florestal da UFRPE sem nenhum contato prévio com o campo cinematográfico. O objetivo é propor uma discussão do uso de ferramentas da comunicação no exercício da pedagogia, partindo da provocação da professora e pesquisadora Virginia Kastrup (2007) em pensar o trabalho do professor sob a ótica da invenção, da “aprendizagem como invenção de problemas”. Mais especificamente, o trabalho deseja pensar o termo “professor agroecólogo”, analisando o campo da agroecologia como uma via de encontro entre as ciências da terra e as ciências sociais.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
DARONCO, Marilice Amábile Pedrolo; TOMAIM, Cássio dos Santos. Memórias em frames: o suporte 16mm e a experiência de fazer cinema. Pós, Belo Horizonte, v. 6, n. 12, p. 110 - 125, 2016.
DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Rio de Janeiro: 34 ed., 1995.
FLUSSER, Vilém. Da religiosidade: a literatura e o senso de realidade. São Paulo: Escrituras, 2002.
FURG – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE. Graduação. Agroecologia. [2021]. Disponível em: https://www.furg.br/graduacao/agroecologia. Acesso em 16 set. 2021.
KASTRUP, Virginia. A invenção de si e do mundo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MEDEIROS, Priscila Muniz. Imagem e discurso: a construção visual da diferenciação entre agricultura industrial e agroecológica em documentários ambientais. DOC On-line: Revista Digital de Cinema Documentário, Covilhã, n. 23, p. 158-173, 2018. DOI: 10.20287/doc.d23.ar04
MOSQUERA, Oscar. Virada ecológica e ecogovernamentalidade: uma analítica foulcatiana do sujeito ecológico na agroecopedagogia pernambucana. 2018. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
PEREIRA, Alexandre. Em chamas, um paraíso de cinzas. Roteiro: de Maria Eduarda Fernandes e Yasmin Araújo. Recife: [s.n.], 2020. 1 vídeo (15:35min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vex6I7mrw34. Acesso em: 16 set. 2021.
PIRES, Eloiza. A experiência audiovisual nos campos educativos: possíveis intersecções entre educação e comunicação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 1, p. 281-295, 2010.
PINHEIRO, Rogério Oliveira; GUIMARÃES, Gisele Martins. Tecnologias educacionais em rede como mediadoras do ensino-aprendizagem da Agroecologia: produção e uso do audiovisual nas ciências agrárias. Extensão Rural, v. 24, n. 3, p. 104-121, 2017.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Cia. Das Letras, 2004.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode