COMUNICAÇÃO E AGROECOLOGIA: O USO DO AUDIOVISUAL PARA UMA PEDAGOGIA INVENTIVA NO EXERCÍCIO DO PROFESSOR AGROECÓLOGO
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2641
Resumo
Neste artigo, são apresentadas duas experiências de realização audiovisual por estudantes de Engenharia Florestal da UFRPE sem nenhum contato prévio com o campo cinematográfico. O objetivo é propor uma discussão do uso de ferramentas da comunicação no exercício da pedagogia, partindo da provocação da professora e pesquisadora Virginia Kastrup (2007) em pensar o trabalho do professor sob a ótica da invenção, da “aprendizagem como invenção de problemas”. Mais especificamente, o trabalho deseja pensar o termo “professor agroecólogo”, analisando o campo da agroecologia como uma via de encontro entre as ciências da terra e as ciências sociais.
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Referências
BAKHTIN, Mikhail M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
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FURG – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE. Graduação. Agroecologia. [2021]. Disponível em: https://www.furg.br/graduacao/agroecologia. Acesso em 16 set. 2021.
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MOSQUERA, Oscar. Virada ecológica e ecogovernamentalidade: uma analítica foulcatiana do sujeito ecológico na agroecopedagogia pernambucana. 2018. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
PEREIRA, Alexandre. Em chamas, um paraíso de cinzas. Roteiro: de Maria Eduarda Fernandes e Yasmin Araújo. Recife: [s.n.], 2020. 1 vídeo (15:35min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vex6I7mrw34. Acesso em: 16 set. 2021.
PIRES, Eloiza. A experiência audiovisual nos campos educativos: possíveis intersecções entre educação e comunicação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 1, p. 281-295, 2010.
PINHEIRO, Rogério Oliveira; GUIMARÃES, Gisele Martins. Tecnologias educacionais em rede como mediadoras do ensino-aprendizagem da Agroecologia: produção e uso do audiovisual nas ciências agrárias. Extensão Rural, v. 24, n. 3, p. 104-121, 2017.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Cia. Das Letras, 2004.
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Publicado
2021-10-26
Como Citar
Simões, L. C. (2021). COMUNICAÇÃO E AGROECOLOGIA: O USO DO AUDIOVISUAL PARA UMA PEDAGOGIA INVENTIVA NO EXERCÍCIO DO PROFESSOR AGROECÓLOGO. Revista Univap, 27(54). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2641
Edição
Seção
Artigos da edição especial "Comunicação Social - Várias plataformas e múltiplas vozes: do offline ao online""
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
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DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2641Resumo
Neste artigo, são apresentadas duas experiências de realização audiovisual por estudantes de Engenharia Florestal da UFRPE sem nenhum contato prévio com o campo cinematográfico. O objetivo é propor uma discussão do uso de ferramentas da comunicação no exercício da pedagogia, partindo da provocação da professora e pesquisadora Virginia Kastrup (2007) em pensar o trabalho do professor sob a ótica da invenção, da “aprendizagem como invenção de problemas”. Mais especificamente, o trabalho deseja pensar o termo “professor agroecólogo”, analisando o campo da agroecologia como uma via de encontro entre as ciências da terra e as ciências sociais.
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BAKHTIN, Mikhail M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
DARONCO, Marilice Amábile Pedrolo; TOMAIM, Cássio dos Santos. Memórias em frames: o suporte 16mm e a experiência de fazer cinema. Pós, Belo Horizonte, v. 6, n. 12, p. 110 - 125, 2016.
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WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Cia. Das Letras, 2004.
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