COMUNICAÇÃO E AGROECOLOGIA: O USO DO AUDIOVISUAL PARA UMA PEDAGOGIA INVENTIVA NO EXERCÍCIO DO PROFESSOR AGROECÓLOGO


Autores

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2641

Resumo

Neste artigo, são apresentadas duas experiências de realização audiovisual por estudantes de Engenharia Florestal da UFRPE sem nenhum contato prévio com o campo cinematográfico. O objetivo é propor uma discussão do uso de ferramentas da comunicação no exercício da pedagogia, partindo da provocação da professora e pesquisadora Virginia Kastrup (2007) em pensar o trabalho do professor sob a ótica da invenção, da “aprendizagem como invenção de problemas”. Mais especificamente, o trabalho deseja pensar o termo “professor agroecólogo”, analisando o campo da agroecologia como uma via de encontro entre as ciências da terra e as ciências sociais.

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Biografia do Autor

Letícia Castro Simões, Universidade Federal Rural de Pernambuco

[1] Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Estudante de Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), atualmente integrante do Grupo de Pesquisa Sistemas Agroalimentares e Educação na Ruralidade -SAER, participa do projeto de pesquisa  “Agenciamentos e cognições inventivas no território professor agroecólogo” onde atua como bolsista PIBIC, orientada pelo professor Óscar Emérson Zuñiga Mosquera. E-mail: leticia.c.simoes@gmail.com.

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Publicado

2021-10-26

Como Citar

Simões, L. C. (2021). COMUNICAÇÃO E AGROECOLOGIA: O USO DO AUDIOVISUAL PARA UMA PEDAGOGIA INVENTIVA NO EXERCÍCIO DO PROFESSOR AGROECÓLOGO. Revista Univap, 27(54). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2641