CARACTERIZAÇÃO DO PONTO DE COLHEITA DE Physalis peruviana L. NA REGIÃO DE SÃO MATEUS, ES

Paloma Francisca Pancieri de Almeida, Jalille Amim Altoé Freitas

Resumo


Os frutos de Phisalys peruviana são climatéricas, sua colheita, normalmente se inicia quando os frutos apresentam coloração alaranjada e cálice amarelo. Objetivou-se neste trabalho identificar o estádio de maturação ideal para a colheita da P. peruviana L. na região de São Mateus, Norte do Espírito Santo. Foi avaliada massa dos frutos com e sem o cálice (g), diâmetros transversais e longitudinais (mm) e sólidos solúveis totais (ºBrix) (SST). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco repetições, contendo três frutos por repetição. Os frutos com cálice de coloração amarelo apresentaram os maiores valores de massa com e sem o cálice, o mesmo ocorreu com diâmetros laterais e diâmetros transversais, já, em relação ao conteúdo de SST foram observados em frutos com estágio de cálice amarelo-esverdeado e amarelo-amarronzado. Os frutos de Phisalys peruviana devem ser colhidos quando frutos apresentarem cálice de cor amarelo-esverdeado a amarelo-amarronzados, pois são nessas fases de coloração de cálice, que os frutos apresentam maiores acúmulos de sólidos solúveis totais e maiores massas. 

Palavras-chave


Sólidos solúveis totais, frutos, colheita.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1215

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.