CONTRIBUIÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS ICJ: REFLEXÕES DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1037Palabras clave:
Iniciação Científica Júnior, História e cultura afro-brasileira, O Cachoeirano.Resumen
Pretendemos por meio deste artigo analisar a contribuição das pesquisas do Programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) para a formação dos alunos de Ensino Fundamental (8º e 9º ano) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Aristeu Aguiar”. A partir das aulas teóricas, que tem como objetivo inseri-los melhor na temática abordada pelo projeto, buscou-se trabalhar a história e cultura afro-brasileira a partir de pesquisas bibliográficas, como foco de pesquisa a utilização do jornal O Cachoeirano para caracterizar o escravo por volta do século XIX. Posteriormente, analisaremos como os autores contemporâneos dialogam com a pesquisa histórica sobre a população negra para, assim, discutir com os alunos as divergências e convergências, levando em consideração os dados recolhidos no jornal e as ideias dos autores. Por fim, compararemos a compreensão do conteúdo, anterior ao início da pesquisa e posterior, considerando o conteúdo visto pelos alunos na instituição de ensino ao qual eles pertencem. Pôde-se perceber que as metodologias utilizadas, tanto nas aulas teóricas como nas pesquisas, foram suficientes para o aprendizado dos alunos acerca do tema proposto e abordado no projeto.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este trabajo está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y creen a partir de su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue el crédito correspondiente por la creación original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode