CONTRIBUIÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS ICJ: REFLEXÕES DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1037
Abstract
Pretendemos por meio deste artigo analisar a contribuição das pesquisas do Programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) para a formação dos alunos de Ensino Fundamental (8º e 9º ano) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Aristeu Aguiar”. A partir das aulas teóricas, que tem como objetivo inseri-los melhor na temática abordada pelo projeto, buscou-se trabalhar a história e cultura afro-brasileira a partir de pesquisas bibliográficas, como foco de pesquisa a utilização do jornal O Cachoeirano para caracterizar o escravo por volta do século XIX. Posteriormente, analisaremos como os autores contemporâneos dialogam com a pesquisa histórica sobre a população negra para, assim, discutir com os alunos as divergências e convergências, levando em consideração os dados recolhidos no jornal e as ideias dos autores. Por fim, compararemos a compreensão do conteúdo, anterior ao início da pesquisa e posterior, considerando o conteúdo visto pelos alunos na instituição de ensino ao qual eles pertencem. Pôde-se perceber que as metodologias utilizadas, tanto nas aulas teóricas como nas pesquisas, foram suficientes para o aprendizado dos alunos acerca do tema proposto e abordado no projeto.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-02-03
How to Cite
Martins, M. A. A., do Nascimento, V. S. S., & Curty, M. de F. N. de S. (2017). CONTRIBUIÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS ICJ: REFLEXÕES DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS. Revista Univap, 22(40), 459. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1037
Issue
Section
Resumo - INIC
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1037Abstract
Pretendemos por meio deste artigo analisar a contribuição das pesquisas do Programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) para a formação dos alunos de Ensino Fundamental (8º e 9º ano) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Aristeu Aguiar”. A partir das aulas teóricas, que tem como objetivo inseri-los melhor na temática abordada pelo projeto, buscou-se trabalhar a história e cultura afro-brasileira a partir de pesquisas bibliográficas, como foco de pesquisa a utilização do jornal O Cachoeirano para caracterizar o escravo por volta do século XIX. Posteriormente, analisaremos como os autores contemporâneos dialogam com a pesquisa histórica sobre a população negra para, assim, discutir com os alunos as divergências e convergências, levando em consideração os dados recolhidos no jornal e as ideias dos autores. Por fim, compararemos a compreensão do conteúdo, anterior ao início da pesquisa e posterior, considerando o conteúdo visto pelos alunos na instituição de ensino ao qual eles pertencem. Pôde-se perceber que as metodologias utilizadas, tanto nas aulas teóricas como nas pesquisas, foram suficientes para o aprendizado dos alunos acerca do tema proposto e abordado no projeto.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode