A ERA DO CAPITAL: LIBERALISMO E IMIGRAÇÃO ITALIANA NA PROVÍNCIA DO ESPÍRITO SANTO DURANTE A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX

Autores

  • Victor Salaroli Silva Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre http://orcid.org/0000-0002-6699-2810
  • Mateus Augusto Almeida Martins Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.976

Palavras-chave:

História - Imigração - Espírito Santo

Resumo

O artigo discute a influência do liberalismo na expansão do processo de imigração italiana para a Província do Espírito Santo, durante a segunda metade do século XIX. À luz desta discussão, é examinado o jornal O Cachoeirano (1877-1923), principal veículo de comunicação do sul da Província em meados do século XIX, além do relato do Cônsul italiano Carlo Nagar, que, no final do século XIX (1895), teceu severas críticas ao então Estado do Espírito Santo, levando o governo italiano a proibir este processo imigratório. Assim, de modo geral, o artigo explicita que, em países como o Brasil, e, mais precisamente, a então Província do Espirito Santo, as novas relações de produção, o eminente fim da escravidão, a falta de indústrias e de mão de obra na agricultura, além do vasto território virgem para explorar contribuíram de forma expressiva para a expansão do número de imigrantes europeus que entraram em território capixaba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Salaroli Silva, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre

Graduando em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre/ES (FAFIA) e bolsista do programa de Iniciação Científica Júnior pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES).     

Mateus Augusto Almeida Martins, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre

Graduando do Curso de Licenciatura em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (FAFIA), com bolsa integral do programa Nossa Bolsa e bolsista de Iniciação Científica Júnior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santos (Fapes).                     

Downloads

Publicado

2017-05-10

Como Citar

Silva, V. S., & Martins, M. A. A. (2017). A ERA DO CAPITAL: LIBERALISMO E IMIGRAÇÃO ITALIANA NA PROVÍNCIA DO ESPÍRITO SANTO DURANTE A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX. Revista Univap, 22(40), 883. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.976

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)