CONTRIBUIÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS ICJ: REFLEXÕES DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1037
Resumo
Pretendemos por meio deste artigo analisar a contribuição das pesquisas do Programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) para a formação dos alunos de Ensino Fundamental (8º e 9º ano) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Aristeu Aguiar”. A partir das aulas teóricas, que tem como objetivo inseri-los melhor na temática abordada pelo projeto, buscou-se trabalhar a história e cultura afro-brasileira a partir de pesquisas bibliográficas, como foco de pesquisa a utilização do jornal O Cachoeirano para caracterizar o escravo por volta do século XIX. Posteriormente, analisaremos como os autores contemporâneos dialogam com a pesquisa histórica sobre a população negra para, assim, discutir com os alunos as divergências e convergências, levando em consideração os dados recolhidos no jornal e as ideias dos autores. Por fim, compararemos a compreensão do conteúdo, anterior ao início da pesquisa e posterior, considerando o conteúdo visto pelos alunos na instituição de ensino ao qual eles pertencem. Pôde-se perceber que as metodologias utilizadas, tanto nas aulas teóricas como nas pesquisas, foram suficientes para o aprendizado dos alunos acerca do tema proposto e abordado no projeto.
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Publicado
2017-02-03
Como Citar
Martins, M. A. A., do Nascimento, V. S. S., & Curty, M. de F. N. de S. (2017). CONTRIBUIÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS ICJ: REFLEXÕES DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS. Revista Univap, 22(40), 459. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1037
Edição
Seção
Resumo - INIC
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Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1037Resumo
Pretendemos por meio deste artigo analisar a contribuição das pesquisas do Programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) para a formação dos alunos de Ensino Fundamental (8º e 9º ano) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Aristeu Aguiar”. A partir das aulas teóricas, que tem como objetivo inseri-los melhor na temática abordada pelo projeto, buscou-se trabalhar a história e cultura afro-brasileira a partir de pesquisas bibliográficas, como foco de pesquisa a utilização do jornal O Cachoeirano para caracterizar o escravo por volta do século XIX. Posteriormente, analisaremos como os autores contemporâneos dialogam com a pesquisa histórica sobre a população negra para, assim, discutir com os alunos as divergências e convergências, levando em consideração os dados recolhidos no jornal e as ideias dos autores. Por fim, compararemos a compreensão do conteúdo, anterior ao início da pesquisa e posterior, considerando o conteúdo visto pelos alunos na instituição de ensino ao qual eles pertencem. Pôde-se perceber que as metodologias utilizadas, tanto nas aulas teóricas como nas pesquisas, foram suficientes para o aprendizado dos alunos acerca do tema proposto e abordado no projeto.Downloads
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