EXPERIENCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FARMACOLOGIA EM MEDICINA VETERINÁRIA, EM ALEGRE- ES

Autores

  • Rudison da Silva Florêncio UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mirelle Baptista Jordaim UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Débora de Souza Pozzatto UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Amanda Maria Miranda Rodrigues dos Santos UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rosilene do Carmo Mendes UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Thaís Portes Deorce Pimenta UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gabriela Fiuza Corato UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Caio Vaz Baqui Lima UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mariana Corrêa Santos UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lenir Cardso Porfírio UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.506

Palavras-chave:

Estratégias de Ensino, Terapêutica Veterinária, Farmacologia Clínica.

Resumo

Em medicina veterinária a farmacologia é uma das disciplinas que une o ciclo básico com o ciclo profissionalizante, sendo constantemente utilizada na clínica médica e suas disciplinas relacionadas, além de possuir importante papel em áreas não relacionadas com clínica, cirurgia e áreas relacionadas. O estudo de farmacologia auxilia na formação de profissionais médicos veterinários, habilitando-os a utilizar os diferentes medicamentos e o conhecimento sobre eles para diagnosticar, tratar e prevenir doenças dos animais, e assim, reduzir seu sofrimento. Este trabalho mostra resultados de um modo de ensino e aprendizagem na disciplina de farmacologia básica do curso de medicina veterinária da Universidade Federal do Espírito Santo, Alegre, ES. Foram utilizados recursos de monitoria, estudos de casos clínicos, aliados a seminários e resolução de estudos dirigidos, durante o período de março a julho de 2016. Conclui-se que é possível melhorar assimilação de conteúdo por meio da combinação de estratégias de ensino e aprendizagem, com apresentação de casos clínicos e monitorias com grupos pequenos de estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rudison da Silva Florêncio, UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

Graduando de Medicina veterinária, Monitor de Bioquímica, Farmacologia Básica e Farmacologia Veterinária, Bolsista FAPES (Fundação de apoio a pesquisa do Espírito Santo).

Downloads

Publicado

01-11-2016

Como Citar

Florêncio, R. da S., Jordaim, M. B., Pozzatto, D. de S., dos Santos, A. M. M. R., Mendes, R. do C., Pimenta, T. P. D., … Porfírio, L. C. (2016). EXPERIENCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FARMACOLOGIA EM MEDICINA VETERINÁRIA, EM ALEGRE- ES. Revista Univap, 22(40), 78. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.506

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.