EXPERIENCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FARMACOLOGIA EM MEDICINA VETERINÁRIA, EM ALEGRE- ES

Autores

  • Rudison da Silva Florêncio UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mirelle Baptista Jordaim UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Débora de Souza Pozzatto UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Amanda Maria Miranda Rodrigues dos Santos UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rosilene do Carmo Mendes UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Thaís Portes Deorce Pimenta UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gabriela Fiuza Corato UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Caio Vaz Baqui Lima UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mariana Corrêa Santos UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lenir Cardso Porfírio UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.506

Palavras-chave:

Estratégias de Ensino, Terapêutica Veterinária, Farmacologia Clínica.

Resumo

Em medicina veterinária a farmacologia é uma das disciplinas que une o ciclo básico com o ciclo profissionalizante, sendo constantemente utilizada na clínica médica e suas disciplinas relacionadas, além de possuir importante papel em áreas não relacionadas com clínica, cirurgia e áreas relacionadas. O estudo de farmacologia auxilia na formação de profissionais médicos veterinários, habilitando-os a utilizar os diferentes medicamentos e o conhecimento sobre eles para diagnosticar, tratar e prevenir doenças dos animais, e assim, reduzir seu sofrimento. Este trabalho mostra resultados de um modo de ensino e aprendizagem na disciplina de farmacologia básica do curso de medicina veterinária da Universidade Federal do Espírito Santo, Alegre, ES. Foram utilizados recursos de monitoria, estudos de casos clínicos, aliados a seminários e resolução de estudos dirigidos, durante o período de março a julho de 2016. Conclui-se que é possível melhorar assimilação de conteúdo por meio da combinação de estratégias de ensino e aprendizagem, com apresentação de casos clínicos e monitorias com grupos pequenos de estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rudison da Silva Florêncio, UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

Graduando de Medicina veterinária, Monitor de Bioquímica, Farmacologia Básica e Farmacologia Veterinária, Bolsista FAPES (Fundação de apoio a pesquisa do Espírito Santo).

Downloads

Publicado

2016-11-01

Como Citar

Florêncio, R. da S., Jordaim, M. B., Pozzatto, D. de S., dos Santos, A. M. M. R., Mendes, R. do C., Pimenta, T. P. D., Corato, G. F., Lima, C. V. B., Santos, M. C., & Porfírio, L. C. (2016). EXPERIENCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FARMACOLOGIA EM MEDICINA VETERINÁRIA, EM ALEGRE- ES. Revista Univap, 22(40), 78. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.506

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)