COMPARAÇÃO DE TIRAS REAGENTES PARA URINÁLISE VETERINÁRIA

Autores

  • Rudison da Silva Florêncio UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gabriela Fiuza Corato UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ronaldo da Silva Florêncio UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Kamila Pandolfi UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mirelle Baptista Jordaim UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Leandro Andre Milholli UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Filipe Freire Rampinelli UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gabriela Porfirio-Passos Universidade Federal da Bahia
  • Lenir Cardoso Porfirio Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.710

Palavras-chave:

Exame químico, Exame de urina, Cães.

Resumo

No exame de urina é possível identificar parâmetros como pH, glicose, cetona, proteína, bilirrubina, urobilinogênio, densidade, hemoglobina, leucócitos, ácido ascórbico, outros e o exame do sedimento urinário. Este estudo foi desenvolvido para comparar as marcas de tiras reagentes de urina Roche Combur10 Test® UX, Labtest Uriquest Plus VET® e Inlab Uri-test11® com a marca utilizada na rotina do Laboratório de Análises Clínicas, a Labtest Uriquest Plus®. Foi observada discrepâncias entre os resultados das marcas desenvolvidas para a medicina humana com a marca desenvolvida para a medicina veterinária e entre elas, nos exames da urina de cães atendidos no Hospital Veterinário. Foi possível observar que os parâmetros de pH, densidade e proteína urinária apresentaram maiores discrepâncias entre as fitas quando comparado com padrões para dosagens da densidade por refratometria e da proteína por espectrofotometria. Há necessidade de padronização do exame de urina com tiras reagentes, pois é um valioso auxílio ao diagnóstico de doenças renais e extra-renais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rudison da Silva Florêncio, UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

Graduando de Medicina veterinária, Monitor de Bioquímica, Farmacologia Básica e Farmacologia Veterinária, Bolsista FAPES (Fundação de apoio a pesquisa do Espírito Santo).

Downloads

Publicado

2016-11-01

Como Citar

Florêncio, R. da S., Corato, G. F., Florêncio, R. da S., Pandolfi, K., Jordaim, M. B., Milholli, L. A., Rampinelli, F. F., Porfirio-Passos, G., & Porfirio, L. C. (2016). COMPARAÇÃO DE TIRAS REAGENTES PARA URINÁLISE VETERINÁRIA. Revista Univap, 22(40), 79. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.710