COMPARAÇÃO DE TIRAS REAGENTES PARA URINÁLISE VETERINÁRIA

Rudison da Silva Florêncio, Gabriela Fiuza Corato, Ronaldo da Silva Florêncio, Kamila Pandolfi, Mirelle Baptista Jordaim, Leandro Andre Milholli, Filipe Freire Rampinelli, Gabriela Porfirio-Passos, Lenir Cardoso Porfirio

Resumo


No exame de urina é possível identificar parâmetros como pH, glicose, cetona, proteína, bilirrubina, urobilinogênio, densidade, hemoglobina, leucócitos, ácido ascórbico, outros e o exame do sedimento urinário. Este estudo foi desenvolvido para comparar as marcas de tiras reagentes de urina Roche Combur10 Test® UX, Labtest Uriquest Plus VET® e Inlab Uri-test11® com a marca utilizada na rotina do Laboratório de Análises Clínicas, a Labtest Uriquest Plus®. Foi observada discrepâncias entre os resultados das marcas desenvolvidas para a medicina humana com a marca desenvolvida para a medicina veterinária e entre elas, nos exames da urina de cães atendidos no Hospital Veterinário. Foi possível observar que os parâmetros de pH, densidade e proteína urinária apresentaram maiores discrepâncias entre as fitas quando comparado com padrões para dosagens da densidade por refratometria e da proteína por espectrofotometria. Há necessidade de padronização do exame de urina com tiras reagentes, pois é um valioso auxílio ao diagnóstico de doenças renais e extra-renais.

Palavras-chave


Exame químico, Exame de urina, Cães.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.710

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.