EFEITO DE FÁRMACOS ANESTÉSICOS NA FUNÇÃO RENAL DE CÃES

Rudison da Silva Florêncio, José Aloizio Gonçalves Net, Ronaldo Eugênio de Oliveira, Kamila Pandolfi, Gabriela Porfirio-Passos, Lenir Cardoso Porfirio

Resumo


Com o aumento na expectativa de vida dos animais como cães e gatos há necessidade de aperfeiçoar práticas anestésicas e fármacos para a obtenção do plano anestésico com mínimos efeitos colaterais. Os objetivos deste trabalho foram analisar parâmetros urinários antes e após os procedimentos anestésicos, a densidade urinaria, relação proteína:creatina urinária, atividade urinária das enzimas fosfatase alcalina e gama glutamiltransferase, em cães machos e fêmeas da raça labrador com aproximadamente 30 kg de peso e com uso de acepromazina na dose de 0,05 mg/Kg e meperidina 3 mg/Kg como medicação pré-anestésica, propofol na dose de 5mg/Kg para indução e a manutenção anestésica foi realizada com isofluorano em 1,5 CAM. Concluiu-se, este protocolo anestésico em procedimentos cirúrgicos não ocasionaram alterações nos parâmetros renais que indicasse lesão. Todos os valores da atividade urinária das enzimas gGT, FA, da DU e da UPC se mantiveram dentro dos parâmetros fisiológicos de cães saudáveis e não houve relação negativa pelo uso dos anestésicos nas doses utilizadas.

Palavras-chave


Anestesia, cirurgia, cães.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.712

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.