PERFIL DAS CRIANÇAS SUBMETIDAS À AMIGDALECTOMIA E/OU ADENOIDECTOMIA EM UM HOSPITAL GERAL DE TAUBATÉ-SP

Tais Maria Candido Marcondes, Patricia Basso de Oliveira, Sergiane Langanke Mariano, Valéria Celestina Volpi Oliveira, Teresa Celia de Mattos Moraes dos Santos, Eliana Fatima de Almeida Nascimento

Resumo


As amígdalas são conhecidas como tonsilas palatinas estão localizadas na orofaringe e as adenóides como tonsilas faríngeas, localizadas atrás das fossas nasais. Objetivo: Identificar o perfil clínico e cirúrgico das crianças submetidas a amigdalectomia e/ou adenoidectomia em um hospital de Taubaté - SP. Método: Pesquisa retrospectiva e quantitativa. Resultados: Foram pesquisados 361 prontuários. A faixa etária, foi de 4 a 7 anos em 32,32%, sexo masculino em 50,42%; a indicação cirúrgica foi hipertrofia adenoamigdaliana em 85,04%; o ronco prevaleceu em 32,03% e a inflamação da garganta, em 45,54%,  cirurgia de adenoamigdalectomia em 85,04%, tempo de cirurgia foi de 0-20 minutos em 60,94%, tempo de internação de 16h-20h em 37,67%. Conclusão: o perfil das crianças foi de 4 a 7 anos de idade; masculino; com hipertrofia adenoamigdaliana; cirurgia adenoamigdalectomia; período de internação de 16h a 20h e com ausência de complicações.

 



Palavras-chave


Enfermagem; Cirurgia; Complicações.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.743

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional, resenhas e revisão de literatura nas diversas áreas do conhecimento científico, sempre a critério de sua Comissão Editorial e de acordo com o formato dos artigos publicados.

<Notas para trabalhos de revisão de literatura>

Recomenda-se que atendam aos requisitos:

- domínio sobre o tema abordado; base para o avanço do conhecimento na área de foco; finalidade de explicar com clareza o tema; respeitar aspectos básicos de construção: relevância e interesse; servir de base para descobrir lacunas e resolvê-las em modelo conceitual propondo encaminhamento de hipóteses ou proposições; focar na teoria e não somente em resultados; incluir nova pesquisa de referências mais recentes; não citar somente o que outros trabalhos fizeram anteriormente.

Itens dessa sessão não receberão DOI e não serão incluídos para indexação da revista.


- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.